Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação

A equipe técnica da Secretaria de Estado da  Indústria, Comércio e Serviços participou de reunião com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, e o representante da Assembleia Legislativa do Tocantins,  deputado Ricardo Ayres, na sede da pasta na manhã desta quarta-feira, 29. 

A reunião teve como pauta a implantação da Cidade do Automóvel no Distrito Industrial Tocantins II, na quadra ASR-NE 65. A construção do distrito, que terá área destinada à instalação de empresas do ramo automobilístico, está prevista no Programa de Impulsionamento das Indústrias, Comércio e Serviços Tocantinenses (PICS), lançado este mês pelo governo do estado. A proposta é que diversos negócios do setor automotivo se estabeleçam na capital, tais como: concessionárias de caminhões e máquinas, auto peças, despachantes, funilaria e pintura, entre outros. 

Já publicada, a portaria n° 132/2020 trata da criação da cidade do automóvel e dá respaldo jurídico para o andamento das atividades. O projeto é uma demanda da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) que vem sendo discutida há mais de seis anos. Para o presidente da Acipa, Joseph Madeira, a união entre a associação, governo do estado e Assembleia Legislativa deve acelerar o desenvolvimento do setor. 

“Essa é uma reunião muito importante porque traz de volta este assunto da cidade do automóvel, e dessa vez, de uma forma mais clara, objetiva e muito bem conduzida pelo secretário Carlos Humberto que nos passa a segurança que este anseio da classe empresarial de Palmas nestes segmentos específicos será atendido. A Acipa se sente honrada em ser valorizada e incluída no projeto para estar realizando esta interlocução com os empresários. Essa união deve render frutos positivos para o Tocantins”.

O deputado Ricardo Ayres destacou a relevância que o investimento feito pelo governo do estado tem para o impulsionamento da atividade industrial e reforçou a disponibilidade da Assembleia Legislativa em colaborar com o projeto: “Fico muito feliz com a gestão do Governador em exercício, Wanderlei Barbosa, e com a do secretário Carlos Humberto Lima, principalmente com esta política que está sendo adotada agora de investimento na indústria tocantinense com a revitalização e construção dos parques. Estamos abertos ao diálogo e à disposição para trabalhar junto e ajudar no que estiver ao nosso alcance”.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, a intenção do governo do estado é que os projetos contemplados pelo PICS sejam colocados em andamento ainda em 2022.

“Nós entendemos a importância da Assembleia Legislativa e Acipa estarem envolvidas neste processo e contribuindo conosco, porque dessa forma o nosso trabalho terá um maior engajamento e fluirá de forma mais célere. Tivemos essa reunião produtiva, onde alinhamos estratégias e conseguimos captar informações sobre o projeto da cidade do automóvel que está em planejamento há algum tempo, a nossa intenção é fazer com que ele saia do papel e possamos iniciar as obras ainda em 2022”. 

Também participaram da reunião o secretário executivo da Sics, Iranilson Mota, a Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Elaine Assis, a Diretora de Indústria e Comércio, Geanny Pinheiro, e o Gerente de Distritos Industriais, Carlos Carneiro.