Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ano de 2021 foi marcado pela continuidade do esforço da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), que reúne as superintendências da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), os Agentes de Trânsito e Transporte e a Defesa Civil de Palmas, para fazer frente às demandas que surgiram por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Este ano, a pasta intensificou as ações conjuntas em diferentes frentes de trabalho e, dessa forma, contribuiu para manter a ordem na cidade e garantir a segurança e o bem-estar da população. 

"Foi um período de muitos desafios. Assumi a pasta em meados do mês de abril, aprimoramos e demos continuidade às atividades administrativas e operacionais da secretaria. Fico lisonjeada de trabalhar em conjunto com essa equipe de servidores municipais comprometidos, que realizam um trabalho de excelência, e de extrema necessidade para a segurança da população preservando vidas e o meio ambiente", destacou a titular da Sesmu, a Coronel Alaides Machado, acrescentando que para o ano que vem os trabalhos seguirão integrados.

GMP

 GMP registrou mais de 7.690 atendimento em ocorrências por diversas naturezas (Foto: Lia Mara)

A Guarda Metropolitana de Palmas vem ampliando o seu atendimento à população, com trabalhos realizados 24h por dia, utilizando para isso de modernas técnicas de segurança que envolvem atuação de caráter preventivo e ostensivos, distribuídos pelas equipes especializadas como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Guarda Quarteirão e a Divisão de Fiscalização Ambiental. E todo esse trabalho refletiu no número recorde de atendimentos às ocorrências de diversas naturezas, resultando em mais de 7.690 solicitações recebidas pelas equipes durante os plantões, até o início do mês de dezembro.

Além do trabalho operacional, a instituição desenvolveu ações socioeducativas por meio do projeto de iniciação musical da Orquestra e Coral Jovem e da Escola de Música. As aulas presenciais foram retomadas em agosto, após mais de um ano de ensino na modalidade on-line, formato que se deu por causa da pandemia. O projeto atende 183 alunos e 123 desses jovens recebem uma bolsa-auxílio de incentivo da Prefeitura de Palmas, para ajudar na permanência no programa.

Defesa Civil

Com a missão de desenvolver ações de proteção e prevenção às intempéries causadas pela  natureza, a Defesa Civil de Palmas cumpriu ao longo do ano uma agenda extensa de atividades que vão desde de a promoção de blitz e palestras educativas de prevenção às queimadas, ao trabalho intenso de combate direto aos focos de incêndio durante o período de estiagem.

As equipes da Defesa Civil participaram de inúmeras ações integradas em parceria com órgãos municipais e estaduais. Destacam-se os trabalhos intensivos de combate às queimadas, que ajudaram a reduzir em 70% a proporção da área atingida pelo fogo no mesmo período de 2020.

Trânsito e Transporte

Com os trabalhos voltados para as áreas de educação, engenharia e fiscalização, as equipes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte cumpriram um cronograma repleto de atividades ao longo dos últimos 12 meses, para garantir a segurança e a fluidez nas vias municipal. Os trabalhos executados diuturnamente pelas agentes resultaram na aplicação de mais de 16.977 autos de infração, além de inúmeras abordagens sensibilizando os pedestres, ciclistas e condutores sobre a importância do respeito e a boa convivência no trânsito.

Segundo informações da superintendência, a frota circulante de Palmas alcançou este ano a marca de mais de 210 mil veículos, e as equipes se desdobraram para fazer cumprir as normativas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e desse modo, preservar vidas. Além das ações conjuntas com demais órgãos de segurança em cumprimento às medidas de enfrentamento à pandemia, as blitz educativas e repressivas foram retomadas e executadas em diversos pontos da cidade. As equipes concluíram ainda no final de novembro o curso de atualização realizado