Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) realizou, este ano, o Abdib Fórum 2020 - Edição Experience, considerado no setor como um dos maiores sobre infraestrutura do país. Para esse Fórum, foi realizado um levantamento dos projetos de infraestrutura de todas as regiões do país, que estão na edição 2021 do Livro Azul da Infraestrutura.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), é destaque na publicação com 13 projetos de infraestrutura em estudo que podem fomentar o desenvolvimento do Estado.

Para o secretário de Estado de Parcerias e Investimento, José Humberto Pereira Muniz Filho, por conta da crise econômica dos últimos anos, o investimento público em infraestrutura deve encontrar soluções inovadoras ante às limitações orçamentárias e fiscais. “Atualmente, uma das formas reais de retomar o crescimento da economia e o ambiente de negócios é investir em infraestrutura, sobretudo em um estado novo como o Tocantins. No cenário atual do país, com a crise econômica, agravada aqui e no mundo pela pandemia da covid-19, ter a participação da iniciativa privada na execução de projetos torna-se um fator imprescindível para esse crescimento. Neste cenário, se destacam as parcerias público-privadas, como instrumento seguro à implementação de grandes projetos dos estados, que proporcionam a retomada de obras, a responsabilidade fiscal e uma gestão eficiente de recursos públicos, trazendo consigo emprego e renda para a economia local. Nesse sentido, a secretaria conduz o Tocantins PPI, que é o Programa de Parcerias e Investimento do Estado, e auxilia outras secretarias na governança de ideias que fomentam a economia”, explica.

Livro Azul da Infraestrutura é um documento importante, que traz oportunidades atrativas para os investidores e evidencia a importância do PPI Tocantins no cenário nacional.

Na publicação, o Tocantins detalha estudo e fases de 13 projetos que podem ser executados em parceria com a iniciativa privada. “Além de gerar emprego e renda, as parcerias público-privadas garantem execução mais rápida das obras, geram economia para o Estado e garantem estrutura e serviços de qualidade para a população, sendo uma alternativa às contratações tradicionais. O Livro Azul da Abdib é uma importante vitrine para o Governo do Tocantins apresentar, aos investidores, as oportunidades do Tocantins PPI e deixa toda a gestão motivada para a execução em 2022”, finaliza o secretário.

Para conferir a edição 2021 do Livro Azul da Infraestrutura, basta clicar aqui.