Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além de alerta laranja para todo o Tocantins, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 3, um vermelho, com grau de severidade máximo: 'grande perigo' para chuvas intensas na região do Bico do Papagaio. Os municípios da região já enfrentam dificuldades por conta das enchentes. 

O alerta vermelho tem validade até as 10 horas de terça-feira, 4 de janeiro. Segundo o comunicado, há previsão de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Os municípios listados para o alerta vermelho são os seguintes: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Piraquê, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis e Xambioá.

Dentre as instruções do Instituto, estão:

> Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

> Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

> Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.

> Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta Laranja

No alerta laranja - que abrange todo o Tocantins, emitido dia 2 e com validade até as 11 horas desta segunda-feira, 3, o grau de severidade é de 'perigo' para chuvas intensas. De acordo com o Inmet, são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h), com risco potencial de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Desabrigados 

Mais de 200 pessoas estão desabrigadas no Tocantins em virtude das fortes chuvas no estado. Segundo a Defesa Civil, já são 766 impactados entre desalojados, desabrigados, resgatados, retirados das casas ou afetados de alguma outra forma.

35 municípios estão sendo monitorados. Em São Miguel, a prefeitura divulgou comunicado à população. "A Escola Municipal Turma da Mônica está de plantão para receber as famílias desabrigadas. A prefeitura disponibiliza serviço de logística para auxiliar na remoção das famílias e voluntários estão à disposição para auxiliar no que for necessário", é informado.