Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PRF

Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Ano Novo 2022. Nos quatro dias de operação, ações para garantir a segurança e a fluidez do trânsito foram executadas nas rodovias que cortam o estado do Tocantins. Houve redução no número de acidentes, de mortos e de feridos, assim como na Operação Natal.

Durante a Operação Ano Novo foram realizados comandos educativos de fiscalização dirigida voltados à prevenção de acidentes, por meio das atividades de educação para o trânsito, assim como comandos para combate a embriaguez ao volante e ultrapassagem em locais proibidos. 

Segurança Viária

Durante o período da operação, foram registradas 609 autuações. Dentre elas 98 foram por ultrapassagem, 18 condutores e passageiros foram flagrados por falta do uso de cinto de segurança, além de 9 crianças sendo transportadas sem o específico equipamento de segurança.

Foram realizados 504 testes de alcoolemia, sendo registradas 15 pessoas flagrantes dirigindo sob influência de álcool.

A PRF alerta que ultrapassagens proibidas podem resultar em colisões, e que a ausência de utilização dos equipamentos de segurança acaba agravando o número de feridos e resultando em mais mortes no trânsito. Além disso, os motoristas ainda precisam melhorar as suas atitudes no trânsito e parar de adotar um comportamento imprudente, como dirigir sob efeito de álcool.

Redução no número de acidentes e acidentes graves

Com foco na diminuição de acidentes, a PRF obteve resultados positivos com as ações de fiscalização e de educação para o trânsito realizadas em todo o país.

Houve redução no número de acidentes em 40% e redução de acidentes graves, que são aqueles que envolvem ao menos um ferido grave ou morto, em relação ao mesmo período do ano passado. Na Operação Ano Novo 2020/2021 foram registrados 5 acidentes, na Operação Ano Novo 2021/2022 foram registrados 3 acidentes.

Em relação ao número de mortos em 2020/2021 foi registrada 01 morte, enquanto que em 2021/2022 não foi registrada nenhuma vítima fatal. Quanto ao número de feridos, em 2020/2021 foram 9, enquanto que em 2021/2022 foram 3, ocorrendo uma queda de 67%. (PRF/TO)