Com o objetivo de tornar mais fácil ao cidadão o contato com
a Ouvidoria do SUS em Araguaína e estimular a participação da comunidade, a
Secretaria da Saúde está atualizando o telefone de atendimento à população. O
novo canal será por meio do telefone 156, substituindo o antigo número 0800 646
8546, no qual o usuário do serviço público de saúde pode esclarecer dúvidas
sobre o funcionamento do SUS e da rede de atendimento local, além de registrar
sugestões, elogios, reclamações e denúncias, sem custos de ligação.
“O novo número acabou de ser implantado e nós acreditamos que essa mudança irá
facilitar o contato com a comunidade, sendo um número de fácil memorização. Ao
longo de 10 anos de atuação, a Ouvidoria tem ampliado os canais de comunicação,
queremos ouvir as pessoas e intermediar suas necessidades para que os serviços
prestados melhorem cada vez mais”, explicou o coordenador da Ouvidoria SUS de
Araguaína, Nailton de Andrade.
Atendimento
Desde 2011, quando a Ouvidoria do SUS de Araguaína foi implantada, já foram
realizados mais de 13 mil atendimentos. O serviço conta com quatro servidores
que são responsáveis por acolher as demandas da população, acompanhando junto
às áreas competentes para viabilizar respostas aos usuários com os
esclarecimentos e providências, conforme determina a Lei nº 13.460/2017.
“Este contato direto com a comunidade é
extremamente importante para que possamos ouvir o cidadão e a partir das
demandas aperfeiçoar nosso serviço em saúde desde o acolhimento na recepção das
UBS (Unidades Básicas de Saúde), até a ampliação das especialidades ofertadas
pelo Município, atendendo de fato as necessidades da população”, comenta a secretária
da Saúde, Ana Paula Abadia.
Além do telefone 156, o atendimento é feito presencialmente na Sede da
Secretaria da Saúde de Araguaína, localizada na Rua Sete de setembro, Centro,
de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e pelo e-mail: ouvidoria.semus@araguaina.to.gov.br.