Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana OX

Foto: Flaviana OX

Contribuir com a formação artística do Estado sempre esteve como principal pilar do Coletivo Agulhas Cenas. Em mais uma ocasião, o grupo dá aos bailarinos e coreógrafos tocantinenses a oportunidade de participar desse processo. Por meio do projeto “Ateliê Coreográfico”, isso será possível. Há 12 vagas disponíveis para  elenco e coreógrafos. As inscrições podem ser feitas on-line até este sábado, 15. Conforme define o diretor do Coletivo Agulhas Cenas, Elton Fialho, “uma ação de caráter formativa em dança, atendendo jovens artistas que buscam a profissionalização nesse segmento no Tocantins”.  

Podem se inscrever  estudantes das Artes Cênicas: Dança Teatro e Circo, com ou sem experiência desde que mostrem aptidão rítmica e motora para tal e que tenha idade mínima de 16 anos. Para a vaga de elenco é obrigatório, ainda, ter feito aulas de alguma das seguintes modalidades: Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea, Dança Moderna, Danças Urbanas, Improvisação e Acrobacias (Aérea ou solo). Já para a vaga de coreógrafo, o participante precisa ter a idade mínima de 18 anos e também ter feito alguma das mesmas modalidades citadas anteriormente,  

Para concorrer à seleção, o candidato deve escolher entre as categorias Participantes Ativos ou Ouvintes, sendo que o processo seletivo ocorre apenas para a primeira categoria. Quem for selecionado para o elenco receberá uma bolsa de R$ 400, a ser paga no final do projeto. Para o coreógrafo, o cachê é de R$ 800 mensais, pelo período de três meses.  

As aulas serão ministradas diretores e coreógrafos do coletivo Agulha Cenas: Renata Souza e Elton Fialho e o diretor e coreógrafo convidado, Fernando Faleiro. Toda a ação acontecerá em formato online em encontros virtuais e também em encontros presenciais que serão combinados entre os participantes do projeto, desde que todas as medidas de segurança vigentes sejam cumpridas. “Será mais uma oportunidade de colaborar com o acesso a produtos culturais de elevado valor artístico-cultural, favorecendo o aperfeiçoamento profissional do setor das artes cênicas no Estado”, conclui o diretor do Coletivo Agulhas Cenas, Elton Fialho.  

Ateliê Coreográfico  

O projeto “Ateliê Coreográfico” conta com o patrocínio do prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura. É uma ação formativa onde se propõe o intercâmbio entre artistas com o fim de proporcionar um momento de troca de experiências colaborativas de diferentes agentes das artes cênicas/ Dança e resultando em uma breve montagem cênica com os participantes