Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) doou nessa quinta-feira, 20, cerca de 300 mudas nativas à unidade de Palmas do Hospital do Amor. As mudas de Ipê – verde, rosa, roxo, amarelo e branco, Aroeira e Gonçalo-alves foram cultivadas no viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL) e entregues a Arquiteta e Idealizadora do Hospital em Palmas, Mônica Avelino Arrais e ao diretor da unidade de Palmas, Gustavo Ruzza.

A doação das mudas faz parte do programa Restaura-TO, lançado pelo Governo do Tocantins em 2021 que distribuiu mais de 50 mil mudas nativas cultivadas no PEL em todo o Estado. A doação das mudas ao Hospital do Amor foi coordenada pela Gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz e, segundo a Gerente, a doação faz parte da ação social do instituto, “atender essa demanda corrobora com a ação social que o Naturatins tem junto a sociedade tocantinense de estar auxiliando, principalmente, esses empreendimentos que venham ajudar a nossa sociedade”, destacou a Gerente.

Para Mônica Avelino Arrais, idealizadora do Hospital do Amor em Palmas, essa doação do Naturatins ajudará no tratamento dos pacientes. De acordo com Arrais, “são árvores que vão ficar frondosas e com sombra, que ajudam na harmonia do ambiente e na parte da beleza visual e isso influencia muito no tratamento do câncer. Além de prosperar a natureza, a gente está semeando esse cuidado com o paciente, e isso faz parte do protocolo de tratamento do hospital do amor”.

O diretor da Unidade de Palmas do Hospital, Gustavo Ruzza, destacou a importância de firmar essa parceria com o Naturatins, “Nós estamos iniciando aqui hoje uma parceria que acreditamos que vai dar frutos. Esse entorno esse aconchego do local faz toda a diferença para os nossos pacientes e essas mudas vão começar a dar uma outra cara para o hospital, uma outra cor e as flores ajudam muito as pessoas, acalma e traz uma leveza para o ambiente”. O Diretor também destacou a importância que as árvores terão no tratamento dos pacientes do Hospital, “tem vários estudos que falam da eficiência dos tratamentos agregados à natureza e o Hospital foca nas melhores formas possíveis de agregar o que for possível para o nosso paciente” concluiu Ruzza.

(Foto: Fernando Alves)

Hospital do Amor – Palmas

A unidade do Hospital do Amor em Palmas começou a realizar os seus primeiros atendimentos em janeiro de 2020, oferecendo inicialmente serviços de diagnóstico e de prevenção. A unidade atende não só ao estado do Tocantins como aos estados do Pará, Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, na região de Luís Eduardo Magalhães e parte do Mato Grosso, na região de Confresa, de Vila Rica.

Interessados em contribuir com o Hospital do Amor, por meio de doações e voluntariado, podem acessar a página da instituição. Para mais informações no endereço www.hospitaldoamor.com.br.