Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Gabryell Carvalho

Foto: Gabryell Carvalho

Foi iniciada no último sábado em Gurupi a imunização de crianças contra a Covid-19. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou dois pontos de vacinação e durante todo o dia cerca de 90 crianças receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer.

Jeandra Correia Brito, mãe da pequena Marília Lurdes Brito Souza dos Santos, de 5 anos, conta que a filha, que tem asma, decidiu se vacinar depois de acompanhar o sofrimento da mãe, que teve Covid-19 e ficou internada na UTI. “Eu preferi dar a escolha para ela e ela escolheu se vacinar. Ela ficou muito receosa de ficar como eu fiquei porque ela achou que ia perder a mãe. Então eu acho que isso levou ela a tomar a decisão de querer se vacinar”, contou

“Nós estamos seguindo todas as orientações técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, escolhemos dois pontos estratégicos, humanizados, seguros e acolhedores. Toda equipe foi capacitada para realizar a vacinação das crianças e à medida que forem chegando mais doses, vamos ampliando o público-alvo”, frisou o secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues.

Segundo a Semus, o município recebeu 1.010 doses do primeiro lote da vacina da Pfizer que chegou ao Tocantins, mas já está previsto o recebimento de um novo lote para esta semana. O público-alvo, de acordo com a Semus, é estimado em 9.326 crianças.

Vacinação Continua

O secretário informou ainda que nesta semana a vacinação pediátrica continua e será realizada em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De terça-feira, 25, a sexta-feira, 28, as crianças de 05 a 11 com e sem comorbidades poderão se vacinar na UBS do Parque das Acácias e na UBS Rosendo, que fica na Rua 15 entre Av. Bahia e Brasília, no Centro.

“Durante esta semana estas duas unidades serão exclusivas para vacinação das crianças contra Covid-19, para podermos atender este público com mais tranquilidade. Reforçamos aos pais e responsáveis que a vacinação é segura e que é importante que as crianças também recebam essa dose de proteção”, destacou Vânio.

Documentação

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou de um responsável maior de 18 anos e para a vacinação também será necessário apresentar um documento de identificação da criança, CPF ou cartão SUS, além de documentos comprobatórios da comorbidade, como exame, laudo médico ou receita.

Se a criança não estiver acompanhada pelos pais, o responsável deverá apresentar os documentos dos pais e também o documento que o outorga a responsabilidade pela criança. Este deverá assinar o Termo de Assentimento, que será disponibilizado nos pontos de vacinação.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de oito semanas.