Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O plano para atrair indústrias e demais investimentos para Guaraí, é uma das metas de governo da atual administração municipal. Após visita da prefeita Fátima Coelho ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), técnicos da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) estiveram no município, nessa segunda-feira, 24, para conhecer de perto o projeto de retomada das atividades da antiga usina de extração de calcário.

Ao tratar do assunto, a prefeita Fátima Coelho avaliou que Guaraí está credenciada para trilhar os rumos do desenvolvimento. “Tenho recebido diversos investidores que estão depositando confiança no cenário econômico local e pretendem instalar seus comércios e indústrias em nosso município. A usina de calcário já é uma realidade, assim como as obras de infraestrutura que o Parque Industrial deve começar a receber, pelo programa do governo do estado, de maneira que vai beneficiar os guaraienses com geração de empregos diretos e indiretos, além do impulsionamento do setor de transportes”, avalia Fátima Coelho.

O plano de retomada da extração de calcário no município conta com investimentos do empresário João Afonso Andrade, investidor no ramo de loteamentos imobiliários na região e proprietário das terras onde se encontra a reserva do minério. “Estamos positivos com a possibilidade de retomada das atividades de extração da usina de calcário. Lá (local), já conta com rede elétrica e uma estrutura inicial”, detalha o empresário.

Investimentos públicos

Para a prefeita Fátima Coelho, os investimentos públicos que a Prefeitura de Guaraí planeja para o município, por meio do orçamento de 2022, além de recursos federais e estaduais, é uma das medidas para o aquecimento da atividade econômica, sendo considerado um dos fatores que pode atrair e gerar confiança aos investidores. “Em 2022, são diversas obras de pavimentação, construção de pontes, infraestrutura, modernização, tecnologias, obras sociais, além dos investimentos que sempre visam a melhoria da educação e saúde para os guaraienses”, pontuou a chefe do Poder Executivo.

O orçamento do município está estimado em R$ 93 milhões de investimento para 2022. Só para pavimentação, a previsão é de cerca de R$ 8 milhões, oriundos de recursos federais e estaduais, para pavimentação de diversos setores do município.