Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação BRK

Foto: Divulgação BRK

Para evitar danos ao sistema de distribuição de água e como parte do combate contínuo às fraudes e furtos de água, as equipes da BRK Ambiental realizaram neste mês de janeiro, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, uma ação de Caça-Fraude com o apoio da Polícia Civil através da 72ª Delegacia de Polícia de Luzimangues.  

Somente nesta ação, foram encontradas três irregularidades. As equipes identificaram ligações clandestinas conectadas diretamente ao sistema de abastecimento, de forma improvisada. Em 2021 foram detectadas mais de mil fraudes nas redes de distribuição de água, penalizadas pela Polícia Civil e regularizadas.

“Estamos sempre atuando em parceria com a Polícia Civil para impedir quaisquer danos ao sistema de abastecimento. Fraudar as tubulações da concessionária pode prejudicar o meio ambiente e colocar em risco a saúde da vizinhança”, explica o gerente da BRK, Dalton Bracarense. 

Desperdício de água

As fraudes também geram desperdícios, pois os autores desses crimes não costumam consumir a água tratada de forma moderada. “As fraudes prejudicam os níveis dos reservatórios, necessários para assegurar o abastecimento na região sem intermitências. Além disso, prejudicam o funcionamento do sistema de distribuição porque atrapalham o caminho da água até as regiões mais altas, por exemplo”, conta Bracarense. 

O trabalho da BRK de combate às fraudes ocorre ao longo de todo o ano com o objetivo de garantir a distribuição e a qualidade da água a todos os moradores de Luzimangues. A ligação clandestina de água é considerada crime no Brasil. Essa prática de adulterar o sistema de fornecimento de água é enquadrada como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. O autor do crime pode ser preso por furto de bem móvel e pode ser detido por até quatro anos.

Trabalho de conscientização  

A BRK, incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto do sistema de abastecimento de água, através de palestras educativas e visitas guiadas nas Estações de Tratamento de Água, para que os moradores entendam a importância do bom funcionamento do sistema. Interessados podem entrar em contato através do e-mail portasabertasto@brkambiental.com.br para agendarem palestras ou visitas. 

Como avisar sobre as interferências 

Sempre que o morador notar qualquer ação suspeita de interferência direta no sistema de abastecimento de água, ou até mesmo caso seja lhe oferecido algum “serviço” que proponha uma ligação clandestina, é possível procurar os canais de atendimento da BRK e denunciar. A empresa disponibiliza o telefone 0800 644 0195, o WhatsApp (11) 99988-0001 e o aplicativo Minha BRK, disponível no Google Play e na App Store.