Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 16ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) começa nesta quarta-feira, no feriado de 7 de setembro. Nesta edição, a BRK, responsável por cuidar da água e do esgoto em Palmas e em outras 47 cidades do Tocantins, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA), vai recolher todo óleo utilizado no preparo dos alimentos pela primeira vez. A população também poderá participar e fazer o descarte do óleo usado.    

A coleta será realizada em um espaço especial, construído pela BRK para impulsionar as pessoas a pensarem sobre como pequenas ações dentro do dia a dia podem transformar todo o ecossistema, envolvendo a comunidade e o meio ambiente. Para cada garrafa de óleo usado recebida no local, a BRK irá distribuir um sabão produzido a partir do óleo reciclado.  

A reciclagem do óleo é muito importante. O descarte de maneira incorreta, diretamente em pias, tanques e vasos sanitários causa prejuízos. "O óleo consegue se solidificar nas tubulações, formando blocos que obstruem a passagem do esgoto e causam prejuízos aos imóveis, ao meio ambiente e ao sistema de esgoto", explica o gerente de operações da BRK, Dalton Bracarense.  

Todo óleo coletado no festival será doado para cooperativas já mapeadas, que reutilizam o óleo na produção de sabão. O reaproveitamento pode se transformar em fonte de renda para diversas famílias da capital.  

A participação no festival gastronômico reforça o propósito da BRK de transformar a vida das pessoas levando o saneamento muito além do básico. Com a presença no evento, a empresa demonstra o compromisso com o meio ambiente, na medida em que todo o óleo será destinado de forma correta. Além disso, a concessionária contribui para o desenvolvimento econômico da região, apoiando a produção e venda de sabão por artesãs e sendo parceira do evento.  

"Estamos muito empolgados e felizes por participar do Festival Gastronômico, além da reciclagem do óleo, no Espaço BRK serão realizadas atividades de educação ambiental com crianças, onde elas poderão aprender sobre a preservação da natureza brincando. Também teremos um ambiente para as pessoas que queiram saber mais sobre a atuação da BRK", comenta Dalton.  

A Estratégia ESG (sigla em inglês para as diretrizes Ambiental, Social e Governança) da BRK está estruturada com foco na construção de um modelo de negócio resiliente. Por meio de projetos sociais e da presença em espaços como o FGT, a concessionária consegue levar educação ambiental para mais pessoas, isso contribui diretamente para a proteção da natureza e dos recursos hídricos.