Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) está percorrendo, desde a manhã desta quarta-feira, 26, regiões afetadas pela cheia do rio Tocantins em Miracema do Tocantins (TO), a 87,4 km de Palmas, com o objetivo de identificar e avaliar as áreas de risco na região inundada. As fortes chuvas que atingiram o município, que tem pouco mais de 17 mil habitantes, já levaram a prefeita, Camila Fernandes (MDB), a decretar estado de emergência ainda no ano passado, em 27 de dezembro de 2021.

De acordo com Rodrigo Luiz Gallo Fernandes e José Antônio da Silva, pesquisadores em geociências que estão acompanhando a região, foi iniciado hoje pela manhã o trabalho de setorização emergencial de risco na região do Pontal da Providência, na zona rural do município, onde várias residências foram atingidas pelas cheias. Diversas plantações familiares foram destruídas e a água chegou a atingir cerca de 1 metro de altura dentro das casas. No bairro Santos Dumont, residências e áreas de lazer também foram afetadas e a água atingiu, em média, a marca de 50 cm. Durante a tarde, a equipe se deslocou para o território urbano e segue fazendo seu trabalho.

Segundo o comunicado Nº 7/2021 da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP), entre as tarefas a serem realizadas pela equipe do SGB-CPRM constam a visita às áreas atingidas, a elaboração de um relato do evento ocorrido, o registro fotográfico das áreas afetadas, a delimitação dos setores atingidos pelo evento, a elaboração de um relatório técnico e o cadastro dos eventos no Sistema de Cadastro de Deslizamentos e Inundações (SCDI).

Conforme o gráfico disponibilizado pelo Cemaden e apresentado na 4º reunião da Sala de Crise Cheia na Bacia do rio Tocantins, que ocorreu na tarde de hoje, a região da bacia do rio Tocantins apresentou, nos últimos 30 dias, uma anomalia de precipitação de cerca de 150mm de chuva acima do normal. O cenário se altera completamente, no entanto, quando os dados analisados são referentes apenas aos últimos dez dias, período em que a região apresentou precipitação abaixo da média, revelando uma tendência de grande decréscimo nas chuvas.

A missão do SGB-CPRM para o monitoramento do rio Tocantins está em andamento desde o dia 03/01 e, acompanhando o fluxo do rio, já percorreu 9 municípios - Formosa, Flores de Goiás e Nova Roma, em Goiás; Peixe, Miracema do Tocantins, Tupiratins e Itaguatins, no Tocantins; Marabá e Itupiranga, no Pará.