Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Seciju

Foto: Divulgação Seciju

Atuando na prevenção contra a covid-19 e síndromes gripais, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está promovendo durante toda a semana, a sanitização de todas as unidades socioeducativas do Tocantins. A ação, prevista no Plano de Contingência, teve início nesta quinta-feira, 3, e segue até a próxima segunda, 7.

Seguindo o cronograma, já passaram por sanitização, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case); os Centros de Internação Provisória (Ceip) feminino e masculino, além da Unidade de Semiliberdade (USL) feminina, em Palmas, além da USL masculina de Araguaína e de Gurupi. A ação será finalizada no início da próxima semana no Centro de Internação Provisória (CEIP) de Gurupi.

A Agente responsável pelo Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo, Daniela Aparecida Fernandes, pontua ser necessário manter a atenção e os cuidados contra a Covid-19 de forma coletiva e individual. "Sabemos que a pandemia não acabou, então não é hora de afrouxar as medidas preventivas. Devemos intensificar os cuidados diante do cenário atual, onde são registrados casos mais leves, mas com mais contaminações. Para isso, realizamos a sanitização como mais uma medida preventiva, e vale reforçar que cada um precisa fazer sua parte para que possamos prevenir a doença nas unidades socioeducativas".

Medidas de prevenção

Desde o início da pandemia de Covid-19, as unidades socioeducativas já passaram por três sanitizações como medida de reforço para evitar a proliferação do coronavírus e doenças gripais. O Núcleo também adotou medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), como uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e álcool gel, adotadas pelas unidades, além da higienização diária, entre outras medidas. (Secom/TO)