Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A cidade de Palmas registrou redução de 43,5% da incidência de casos de dengue após intensificação das ações contra o Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya, segundo os dados levantados pelo Monitoramento Semanal das Arboviroses, da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Semus). 

O monitoramento aponta que na última semana epidemiológica (4ª semana - 22 a 29 de janeiro) a Capital teve 244 notificações de doença para cada 100 mil habitantes, contra 432 casos notificados para cada 100 mil habitantes na primeira semana do ano (2 a 8 de janeiro).

Dentre as ações realizadas pela Prefeitura de Palmas estão a vistoria de imóveis pelos agentes de combate à endemias, a inspeção da Vigilância Sanitária (Visa) em órgãos públicos e privados, os trabalhos com o carro do fumacê, realização de blitz educativas, bem como a instalação de armadilhas para monitoramento do mosquito. 

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Marêssa Castro, a redução de casos reflete a efetividade das ações de prevenção e controle vetorial que estão sendo desenvolvidas. “Essa diminuição de casos ocorreu antes do tempo epidemiologicamente previsto devido a um intenso esforço da equipe da UVCZ , aliado a diversos parceiros tanto da saúde quanto de outros setores como Guarda Metropolitana, Infraestrutura, Exército e a Comunicação para combater os focos de mosquitos”, afirma

Marêssa destaca que para que os números sigam diminuindo, é necessário que a população também fique atenta aos cuidados no quintal e realizando vistorias rotineiras para garantir que o mosquito não se prolifere. 

Denúncia

Para denunciar imóveis fechados, abandonados, para aluguel, venda e terrenos baldios que possam ter criadouros do mosquito da dengue, a Semus disponibiliza o telefone (63) 3212-7917.  É importante que o cidadão quando fizer a denúncia tenha o endereço completo do local para facilitar a localização.

Cuidados

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

- Mantenha lixeiras tampadas;

- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.

- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

- Mantenha ralos fechados e desentupidos;

- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

- Retire a água acumulada em lajes;

- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.