Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) realizou na última quinta-feira, 3, a primeira inserção do cateter central de inserção periférica, mais conhecido como cateter de PICC. O procedimento é o mais utilizado nas UTI's dos grandes centros referenciais em medicina. O cateter é de baixo custo e de longa permanência, podendo ficar no paciente até o dia da alta hospitalar ou quando não houver mais necessidade.

Segundo o diretor do HRG, Fernando Bezerra da Mota, a aquisição do material e o treinamento da equipe de enfermagem da UTI para realizar o procedimento tem sido um fator importante no desenvolvimento do Hospital. “É significativo reconhecer a importância de um procedimento como a inserção do cateter de PICC, são conquistas como essa, que nos fazem acreditar cada vez mais na capacidade profissional de nossa equipe”. O diretor complementou: “Trabalhamos em prol da melhoria da qualidade dos atendimentos aos pacientes, buscando investir na aquisição e melhoria de instrumentos, equipamentos, treinamento de equipes entre outros benefícios para o bom funcionamento da nossa unidade hospitalar”.

Para que serve

O cateter PICC é recomendado para pessoas que precisam fazer algum tipo de tratamento longo, pois após ser colocado, pode durar até 6 meses. É um tipo de cateter que evita que a pessoa leve várias picadas, sendo que pode ser usado para tratamento de câncer, nutrição parenteral, tratamento de infecções graves, exames com contraste e coleta de sangue.