Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

Prefeitos e representantes de dez cidades tocantinenses conheceram, nessa segunda-feira, 7, o novo projeto dos Complexos Esportivos do Programa de Fortalecimento de Investimentos nos Municípios do Tocantins. A proposta foi apresentada pelo titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, e pelo assessor especial do gabinete do governador, Norton Rubens Rodrigues Barreira.  

A ação do Governo do Tocantins, desenvolvida por meio da Seduc, será implantada em 17 municípios. Cada cidade receberá cerca de R$ 2 milhões para a construção dos equipamentos esportivos. A soma dos investimentos para os Complexos é de aproximadamente R$ 34 milhões em recursos do Tesouro Estadual.

Os Complexos Esportivos contemplam pista de cooper, quadra coberta, vestiário, campo society e quadra de areia. Todos os projetos foram desenvolvidos pela diretoria de obras da Seduc: arquitetônico, hidrossanitário, estrutura de concreto, estrutura metálica, elétrico e orçamento. As obras serão realizadas nos terrenos disponibilizados pelos municípios.

Conforme o secretário da Educação, a versão apresentada pela Pasta contempla um projeto padrão com alterações importantes e adequadas às realidades locais. “Buscamos trazer um olhar resolutivo e uma proposta coerente. Nossa preocupação é oferecer aos gestores uma opção que tenha uma execução viável para que as praças esportivas possam ser utilizadas o quanto antes”, enfatizou Fábio Vaz.

“Queremos ver essas obras chegando aos municípios, fortalecendo a economia, a geração de emprego e renda. A população merece receber todos esses benefícios e sentir-se contemplada por esses investimentos do Governo do Estado”, ponderou Norton Rubens.  

O prefeito de Arapoema, Paulo Antônio Pedreira, enalteceu a iniciativa do Governo Estadual. “Nós (prefeitos) recebemos muito bem todas essas mudanças. Acredito que com isso ganhamos agilidade e um apoio ainda maior para a execução do projeto”, destacou.

Presenças

Participaram da reunião os deputados estaduais Vilmar de Oliveira e Issam Saado além dos prefeitos Paulo Antônio Pedreira (Arapoema); Olímpio dos Santos Arraes (São Valério) Romil Lakov Kalugin (Campos Lindos); Divino Moraes (Sucupira); Herman Gomes de Almeida (Arraias); Filomena Coelho (Tupiratins) e o vice-prefeito de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado.  Também foram representados os municípios de Novo Jardim, Paraíso e Lagoa da Confusão.

Secretaria dos Esportes

O Governo do Tocantins desmembrou, por meio de Medida Provisória publicada na última sexta-feira, 4, a Seduc em Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude. Esta última, responsável pelos projetos e políticas públicas voltadas ao incentivo aos jovens e às práticas esportivas no Tocantins.

No entanto, como forma de não paralisar ações que beneficiem a população em andamento, a Seduc permanecerá com alguns projetos até o pleno funcionamento da nova Pasta.