Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) acompanha a vacinação de tilápias contra a estreptococose, principal doença que afeta a produção da espécie, no Parque Aquícola de Palmas. A vacinação teve início na segunda-feira, 7, e encerra nesta quarta-feira, 9. A ação ocorre com a parceria da Associação Bom Peixe e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que dirige o Projeto. Os peixes são vacinados na fase juvenil em uma única dose quando atingem entre 35 e 100 gramas.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (Pesaa), Elias Mendes, a vacinação contra a doença não é obrigatória, mas é essencial para a prevenção e proteção das tilápias contra a enfermidade. “Este procedimento contribui para um maior controle sanitário nas pisciculturas que criam tilápias, para que elas estejam seguras sanitariamente” disse Elias.

A estreptococose é uma doença bacteriana que pode afetar as tilápias. A principal forma de infecção é via oral, dessa forma a bactéria entra na corrente sanguínea pelo intestino do peixe.

A Adapec é o órgão estadual que tem a missão de orientar na prevenção, controle e erradicação de enfermidades nas pisciculturas, por meio de medidas e ações sanitárias que visam manter a sanidade nas pisciculturas.