Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Desde 2020, as apresentações das juninas acontecem em formato adaptado

Desde 2020, as apresentações das juninas acontecem em formato adaptado Foto: Luciana Pires/Prefeitura de Palmas

Foto: Luciana Pires/Prefeitura de Palmas Desde 2020, as apresentações das juninas acontecem em formato adaptado Desde 2020, as apresentações das juninas acontecem em formato adaptado

A Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (FEQUAJUTO) realiza no próximo sábado, 12, assembleia extraordinária com os representantes das juninas de todo o Tocantins para discussão e criação do protocolo de segurança sanitária da entidade.

O protocolo terá como objetivo determinar as restrições, medidas e requisitos excepcionais e temporários, visando o retorno gradativo dos ensaios, apresentações e eventos referentes ao movimento junino do Tocantins, reduzindo os riscos de contaminação e disseminação da Covid-19.

As definições sobre o retorno do São João no Tocantins são muito aguardadas pelos quadrilheiros. Desde 2020, as apresentações das juninas acontecem de forma adaptada, com exibições individuais e no formato de live.

Os dirigentes juninos estão otimistas em relação ao São João 2022. De acordo com Filemon Pinheiro, representante da Fequajuto, o protocolo será um mecanismo para evitar o declínio do movimento junino no Estado. “O protocolo é um mecanismo que as quadrilhas juninas e a Fequajuto irão elaborar para evitar um declínio no movimento junino do Estado do Tocantins. Logicamente que a responsabilidade de segurança pública e de saúde é nossa principal prerrogativa. Claro que o São João 2022 sofrerá mudanças, sofrerá alterações necessárias em relação à estrutura, mas é fundamental acontecerem os eventos, mantendo essa cultura popular viva, inclusive sua cadeia produtiva, fomentando o comércio", defende.

Ainda de acordo com o representante, a entidade está ciente das informações sobre o atual momento de pandemia no Brasil e no mundo, mas frisa ser preciso tomar iniciativas. “Não podemos ficar inertes, sem tomar iniciativas para colaborar com a volta das festas juninas. Estamos há dois anos com mais de três mil dançarinos parados e sem dançar. Reduzimos nossas apresentações para envolver apenas 114 dançarinos no Tocantins inteiro”, esclarece.

Filemon reforça ser importante entender o cenário, acreditar na vacina, e continuar tomando os cuidados necessários.  

Alegria à Sociedade

O presidente da junina Pizada da Butina, Whallas Furtado, ressalta a importância do protocolo de segurança para o retorno aos ensaios. “Não podemos colocar os nossos dançarinos em risco e muito menos desrespeitar os decretos de saúde, mas precisamos pensar no futuro do movimento junino. Mesmo em momento de crise temos que continuar proporcionando alegria à sociedade", defende.

 As medidas de segurança, segundo Whallas, auxiliam o acompanhamento mais próximo aos dançarinos. "Os ensaios e o envolvimento dos brincantes ajudam ainda na saúde mental, fato que também é de muita importância", afirma.

Reunião

A assembleia contará com a participação de 26 juninas filiadas, representadas por seus presidentes, com presença confirmada de representantes dos municípios de Palmas, Gurupi, Araguaína e Paraiso.

A reunião acontecerá a partir das 9 horas na sede da Assemp, localizada na 504 Sul Palmas/TO.

Além do principal assunto que é o retorno do São João, será debatido as seguintes pautas.

•          Prestação de Contas e balancete da Gestão de 2019/2020/2021;

•          Leitura e Aprovação do Protocolo de Segurança para Retorno gradativo dos ensaios, apresentações e eventos do movimento junino do Tocantins;

•          Calendário Junino 2022;

•          Leitura e Aprovação do Regulamento Oficial de Quadrilhas Juninas 2022;

•          Leitura e Aprovação do Regulamento Oficial dos Concursos Individuais 2022;

•          Valor da anuidade 2022 e prazos para regularização;

•          Sugestões para o Arraiá da Capital 2022;

•          Pautas sugeridas pelos Filiados.