Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Polícia Militar, realizou nesta quarta-feira, 9, a consulta pública para implantação da metodologia do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) no Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis. Aprovada é a sétima unidade de ensino a contar com a metodologia do programa do Governo Federal.

O titular da Seduc, Fábio Vaz, apontou que a gestão tem trabalhado para garantir o acesso dos estudantes às modalidades diversas de ensino. "Estamos trabalhando junto com o Governo Federal e os municípios para avançarmos cada vez mais no processo de ensino e aprendizagem. O Pecim, assim como os Colégios é um dos exemplos das modalidades diversas que trabalhamos", ressaltou.

Ainda de acordo com Fábio Vaz, esta semana será realizada mais uma consulta pública. "Para este ano o Governo Federal nos concedeu a implantação da metodologia dos Pecim em duas unidades de ensino. Para isso, ainda esta semana iremos realizar a consulta pública em Silvanópolis. Assim, iremos somar oito escolas com a metodologia do programa", apontou.

Com a adesão ao programa, a unidade continua com seus currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém passa a contar com aportes financeiros para melhorias na estrutura e com a disciplina (norma de conduta) militar.

O Pecim é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa (MD), que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, visando contribuir com a melhoria da Educação Básica do Brasil.

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende, destacou que os investimentos realizados na educação básica são fundamentais para que os estudantes tenham condições de ingressar em um curso superior. "Melhorando o sistema de ensino, o aluno, independente da rede, disputa por igual às vagas em nossas universidades. E o modelo Cívico-militar, já é um modelo testado no Brasil inteiro e que dá muito resultado", destacou. 

Comunidade

A dona de casa Solange Rodrigues dos Santos participou da consulta pública junto com o filho Heitor Moraes Rodrigues. Ela falou da alegria de participar do processo de implantação do Pecim. "É muito importante estar participando desse momento que vai trazer muitos benefícios para nossa comunidade. Estou ajudando a construir esse novo tempo na história da nossa escola", ponderou.

O estudante da 3ª série do ensino médio, Ismael Barbosa dos Santos, 16 anos, falou das suas expectativas com as mudanças. "Vai melhorar a disciplina e com isso a aprendizagem. Acredito que vamos ganhar muito com essa metodologia. A nossa comunidade escolar vai ganhar mais visibilidade e alcançará melhores resultados", comemorou.

A professora de Matemática e Física, Daiane Batista Carvalho, atua na unidade de ensino há cinco anos, apontou que a nova metodologia vai refletir diretamente no trabalho desenvolvido em sala de aula. "Teremos melhorias na disciplina, no desenvolvimento sociocultural, na didática pedagógica, além da infraestrutura. A presença da Polícia Militar, cuidando dessa parte da disciplina, vai facilitar o nosso trabalho na sala de aula", disse.

Também participaram da consulta pública autoridades locais, como o prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes de Souza; a secretária municipal de Educação e Cultura, Verônica Rufino de Macêdo; o diretor Regional de Educação, Dorismar Carvalho; vereadores, entre outros.

Escolas Cívico-Militares

Com esta unidade, o Tocantins passa a contar com sete Escolas Cívico-Militares. Em 2019, os estados começaram a aderir ao Pecim e foram realizadas consultas públicas com a comunidade escolar das unidades de ensino para a implantação da fase-piloto do programa. Em 2020, três unidades de ensino do Tocantins aderiram ao modelo de Escola Cívico-Militar proposto pelo MEC: Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas; Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, de Gurupi; e a Escola Estadual São José Operário, de Paraíso do Tocantins. Em 2021, a comunidade escolar do Colégio Estadual Tiradentes, em Formoso do Araguaia, aprovou a implantação, assim como fez a comunidade da Escola Estadual Vila União, de Palmas e do Colégio Estadual Dom Alano, de Peixe.