Ter um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o que deseja milhares de estudantes brasileiros. A estudante klycia Ivany Rosalves Morais, 19 anos, da Escola Estadual Dr. Valdecir Pinheiro, de Rio dos Bois, alcançou a nota 940 na redação do Enem, Nicolle Prado, 18 anos, do Colégio Estadual Rio Sono, tirou a nota 900 na redação e a estudante Ranyelle Moura de Sousa, 18 anos, da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira de Goianí dos Campos, de Colméia, comemora a nota 800 na redação.
Klycia falou desse momento de alegria que está vivendo. “Estou me sentindo realizada e feliz com esses 940 pontos. Apesar de ter sido um ano difícil, perdi pessoas com a Covid 19, o que interferiu na rotina dos estudos, mas me esforcei o máximo que pude e adquiri experiências com a redação. No Enem de 2020, eu tinha tirado a nota 920 pontos. Meu sonho é ingressar numa faculdade de Enfermagem ou Medicina, que me identifico muito”, frisou.
A estudante Nicolle também fala desse momento em sua vida. “Tirar a nota 900 na redação foi motivo de muita alegria, porque a minha rotina de estudos foi voltada para a proposta da escola. No ano passado, consegui firmar o hábito da leitura, o que me ajudou muito. Ressalto o trabalho dos professores da Escola de Rio Sono que nos ajudaram muito mesmo com a pandemia. Esses professores promoveram aulas extras para os estudantes que desejavam se preparar mais para os vestibulares e as avaliações externas como o Enem”, contou.
A estudante Ranyelle disse que estudar em casa foi um desafio e que mesmo assistindo as videoaulas, ainda tinha muitas dúvidas sobre os conteúdos estudados. “Então, eu contei com a ajuda dos professores que me respondiam pelo WhatsApp. Eu escrevia as redações e enviava para a professora, que corrigia e sempre pedia para eu reescrever. Esse apoio foi fundamental para alcançar esse resultado”, ressaltou.
Em 2021, o tema da redação do Enem foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
A professora Railma Sores, de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Estadual do Rio Sono, explicou como a escola se adaptou a essa realidade do ensino realizado de forma remota e ajudou os alunos a se prepararem para os vestibulares. “Durante o ano foram desenvolvidas diversas atividades preparatórias de Língua Portuguesa e Redação para auxiliar os estudantes que estavam estudando de forma remota. E essas atividades foram elaboradas com base nas competências básicas do Enem”, comentou Railma.
A Secretaria da Educação desenvolve o programa #ToNoEnem, com materiais específicos, videoaulas e os aulões, visando oportunizar a todos os estudantes da rede estadual condições de serem aprovados em vestibulares e terem sucesso no Enem.