Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Paulo Lima, assinaram nesta sexta-feira, 11, termo de cooperação técnica que visa o compartilhamento de informações entre as pastas. Com o acordo firmado, a Polícia Civil do Tocantins passa a ter acesso a dados disponíveis sobre a movimentação de bovinos, a fim de aperfeiçoar as investigações de crimes na zona rural.

O termo de cooperação é mais uma medida apresentada pela  Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) em resposta às demandas de produtores rurais que solicitaram reforço no combate aos crimes nas regiões rurais, principalmente nas cidades de Porto Nacional, Paraíso e Lajeado.

Para Wlademir Costa, a segurança ao homem do campo é uma demanda que se tornou prioridade a policia. “Essa é uma parceria estratégica e inovadora, pois por meio dela a Polícia Civil do Tocantins terá informações importantes para o monitoramento de rebanhos e consequentemente  o sistema da Adapec subsidiará as ações preventivas e investigativas. A medida trará grandes resultados”, destaca.

Com o termo ações de inteligência poderão ser traçadas em parceria, além de estabelecer a partilha de recursos tecnológicos entre os órgãos. O presidente da Adapec, Paulo Lima, aprovou a iniciativa. “Estamos instalados nos 139 municípios do Tocantins. Em consequência disso, temos condições de participar e colaborar com a segurança do homem do campo, diante do aumento de crimes nas regiões rurais”, disse.

Audiências Públicas

Em duas audiências públicas realizadas no último mês de janeiro, entre produtores rurais, prefeitos, representantes de sindicatos e associações rurais, com a SSP, Polícia Civil e Polícia Militar, foram traçadas linhas para o combate e a investigação dos crimes no campo.