Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As famílias que moram no setor Campo Bello, em Gurupi, contarão com um “Dia D” de vacinação contra Covid-19, para crianças e adultos. As equipes de vacinação estarão atendendo a comunidade nessa quinta-feira, 17, a partir das 8h, na UBS Campo Bello.

A iniciativa da Secretaria de Saúde (Semus) vem ao encontro da solicitação da própria comunidade do bairro Campo Bello, que se localiza um pouco afastado das demais UBS’s, principalmente dos pontos de vacinação infantil, além de possuir uma grande concentração populacional.

O “Dia D” de vacinação no Campo Bello contará com a imunização exclusiva contra a Covid-19. Para jovens e adultos, a partir dos 12 anos, serão disponibilizados os imunizantes da Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen, tanto para a 1ª, 2ª ou 3ª dose. Já para o público infantil, na faixa etária dos 5 aos 11 anos, com e sem comorbidades, serão ofertados os imunizantes Coronavac e Pfizer.

Segundo o secretário de saúde do município, Vânio Rodrigues, as equipes de vacinação estão atendendo uma demanda da própria comunidade e a estratégia é estar onde o público precisa, para se vacinar. “Nossas equipes de vacinação estão com cronogramas rotativos, semana passada estivemos vacinando na zona rural, Trevo da Praia e Industrial. A estratégia é levar a vacina até as pessoas, faremos o possível para aumentar, cada vez mais, os índices de vacinados com ciclo completo, em Gurupi”, enfatiza Vânio.

A coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, faz um apelo aos moradores do setor Campo Bello. “Divulgue, convide, informe os amigos e parentes que residem no setor, será uma excelente oportunidade para deixar o cartão de vacina em dia”, diz Lilamara, reforçando que as equipes estão mobilizadas para atender todos os públicos da vacinação contra Covid-19.

Documentação público infantil

Para a vacinação de crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos, que deverão estar acompanhadas dos pais ou de um responsável maior de 18 anos, será necessário apresentar um documento de identificação da criança, CPF ou Cartão SUS e Cartão de Vacina.

Caso a criança apresente comorbidade, deverão ser apresentados os documentos comprobatórios da comorbidade, como exame, laudo médico ou receita.

Caso o acompanhamento da criança seja feito por terceiros, é necessário apresentar um documento que outorga a representação, dos pais ou responsáveis, devidamente preenchido e assinado.

Documentação 12+

Para receber a dose da vacina, os menores de idade entre 12 e 17 anos, será necessário a presença de um responsável para assinar o Termo de Consentimento. Além dos documentos RG, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.

Documentação 18+

A documentação para os adultos, a partir dos 18 anos, segue sendo a documentação pessoal, RG, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.

Intervalos entre doses

As pessoas precisam estar atentas ao intervalo entre a 1ª e a 2ª, pois a aplicação da dose varia de acordo com o fabricante. Confira:

Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)

Pfizer - intervalo de 60 dias (criança e adulto)

AstraZeneca - intervalo de 60 dias

Janssen – intervalo de 60 dias

Dose de reforço

Para que as pessoas possam receber a dose de reforço é necessário apresentar o documento de identidade, cartão de vacinação e ter recebido a segunda dose no prazo de 4 meses.