Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Conhecida pela beleza natural da Serra do Estrondo e pelo comércio forte, além de seu povo hospitaleiro, Paraíso do Tocantins, que já faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, está realizando atualização de seu Inventário de Ofertas Turísticas. O município já realizou cadastro junto ao sistema do Ministério do Turismo para estar presente na nova atualização do mapa, que contém as atrações turísticas em todo o país.

Para tanto, a gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, está realizando o levantamento, identificação e registro dos principais atrativos do município, que deverão cumprir os requisitos estabelecidos na Portaria MTur 41 de 24 de novembro de 2021 e Portaria Adetuc 336 de 17 de dezembro de 2021.

Nos últimos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, uma equipe de profissionais da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, realizou junto à equipe da Secretaria Municipal, este trabalho de identificação, que também contou com um treinamento sobre a plataforma integrada de turismo para todos os envolvidos.

De acordo com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patricia Nascimento, também é importante para este trabalho o apontamento de estabelecimentos que atendem os turistas. “Este trabalho é realizado em prestadores de serviços turísticos, tais como, hotéis, pousadas, restaurantes e bares. Posteriormente, todas as informações cadastradas dentro da plataforma deverão ser homologadas pela Secretaria de Estado e pelo Fórum Estadual de Turismo”, informou.

O Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios turísticos ou impactados de alguma forma pelo setor. A última atualização foi lançada pelo Ministério do Turismo em 2019 e reuniu 2.694 cidades de 333 regiões turísticas, seguindo vigente até o primeiro trimestre de 2022.

Através deste mapa, qualquer pessoa, em qualquer região, poderá entrar na plataforma e conhecer as atrações do município. "Consequentemente teremos um maior fluxo de pessoas na cidade, com geração de emprego e renda, através do turismo”, destacou a secretária.