Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a presença ciclistas e amantes do esporte, foi inaugurada nesse sábado,19, em Palmas, a sinalização cicloturística da Rota Rívoli, primeira rota de ciclismo de montanha sinalizada no Tocantins. O clima chuvoso foi um atrativo a mais para o pedal que teve muita animação e descontração para inaugurar um destino conhecido e frequentado pelos ciclistas da Capital. 

A sinalização da rota só foi possível através de emenda da deputada estadual Claudia Lelis (PV) que destinou recursos para execução do projeto. Segundo a parlamentar quando os representantes do movimento PMW Bike apresentaram o projeto e solicitaram seu apoio, ela imediatamente se encantou pela ideia e destinou recursos de suas emendas. "Temos todas as condições para nos tornar referência no ciclicoturismo nacional, mas para isso temos que melhorar nossa estrutura promovendo segurança para os praticantes dessa atividade esportiva”, relatou a parlamentar. 

A deputada também fez questão de destacar que com a estruturação das ciclovias a atividade irá atrair competições nacionais e isso gera aquecimento da economia local. “Pra isso é preciso investir na segurança de quem utiliza as rotas e a sinalização tem esse objetivo. Irei lutar ainda mais por outros benefícios para ess  segmento tão importante para o turismo local e que precisa de incentivos e investimentos para crescer”, finalizou a parlamentar. 

Para o presidente da federação da federação estadual de ciclismo Diogo Freitas, a sinalização da rota trará segurança e fomentará o turismo local. 

Rota Rivoli 

São cerca de 15km saindo pela estrada vicinal ao lado do Dertins e seguindo sentido Serra do Carmo. A rota passa por nascentes de rios, árvores nativas e muitas chácaras que existem na região. 

Como o circuito é feito pela estrada de terra, o ciclista poderá contemplar mata nativa preservadas, árvores frutíferas do cerrado e se refrescar em nascentes de água limpa. As placas de sinalização, inclusive, irão fornecer dados sobre a paisagem local. 

Para fazer o percurso que é considerado intermediário, o ciclista precisa ficar atento ao terreno, que é de terra, e usar todos os equipamentos de segurança.  

Recursos 

O projeto foi executado pelo Instituto Cidadania Amazônia e conta com apoio é da Federação Tocantinense de Thriatlon, Governo do Tocantins, Prefeitura de Palmas e emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis.