Sempre que o resultado apurado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), fica acima dos 50 pontos é um bom sinal, pois indica que os empresários estão confiantes para os próximos seis meses.
E foi exatamente o que aconteceu em fevereiro, quando indicador alcançou 62 pontos, ficando 1,9 pontos acima do valor apurado em janeiro. Em relação ao mês de janeiro de 2021 teve uma pequena variação com crescimento de 0,3 pontos.
"Os empresários do setor industrial mostraram-se confiantes para os próximos seis meses, sobretudo pelo aumento das expectativas, tanto em relação a economia brasileira quanto a sua própria empresa”, analisa Gleicilene Bezerra, técnica em pesquisa da Fieto, acrescentando que o segmento mais esperançoso sugere maior investimento em seus negócios, contribuindo para o crescimento da economia local.
O indicador de expectativas, um dos componentes do ICEI, passou de 64,2 para 67,4 pontos de janeiro para fevereiro. Enquanto o de Condições Atuais, que em janeiro registrou 51,9 pontos, em fevereiro ficou em 51,2. Os dois índices acima da linha divisória dos 50 pontos é um indicativo de que as expectativas são otimistas, e que houve uma melhoria nas condições atuais em comparação com os últimos seis meses.
Neste mesmo período o ICEI Brasil registrou 55,8, ficando abaixo do registrado pelo Tocantins, mostrando que o sentimento de confiança foi mais disseminado entre os empresários do estado que no resultado nacional.