A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu carga de madeira nativa transportada ilegalmente em um caminhão. O fato foi registrado na noite dessa segunda-feira (21), no km 110 da BR 230, no município de São Bento do Tocantins.
Na oportunidade, a equipe da PRF avistou caminhão trafegando e ao dar ordem de parada ao condutor do veículo e iniciar fiscalização, constatou que a carga transportada era madeira nativa sem licença válida e sem documento fiscal, documentos necessários para acompanhar o trânsito da mercadoria.
Diante da situação, a equipe da PRF apreendeu no caminhão M.b/M.benz, 17.188 metros cúbicos de madeira nativa e 1 unidade de motosserra.
Foram constatados então, a princípio, os seguintes delitos: transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.
A Lei nº 9605/98 define pena de seis meses a um ano de prisão e pagamento de multa para quem cometer esse crime ambiental. Pela lei, é proibido o comércio de madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal sem licença, inclusive para o transporte e armazenamento. (PRF/TO)