Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PRF/TO

Foto: Divulgação PRF/TO

Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu ordem de parada a um caminhão Volvo/FH, nessa quarta-feira (23), no km 70 da BR 230, no município de Luzinópolis/TO, por volta das 13 horas. O condutor informou que a carga transportada no semirreboque era de madeira nativa serrada e apresentou os documentos necessários para o seu transporte, a nota fiscal e a guia florestal (GF).

O caminhão foi removido para o posto da PRF visando exame mais detalhado da carga transportada, sendo identificadas algumas irregularidades. De acordo com a PRF, os documentos informam tratar-se do transporte de 38 m³ de madeira serrada e as medições na carga transportada verificaram o transporte do volume declarado, porém, ao ser retirado a lona que cobria a carga e após analise da mesma, constatou-se a não correspondência do material aos os perfis/espécies contidos na guia. 

Conforme a Instrução Normativa N° 21/2014 do Ibama, a GF foi considerada inválida por apresentar divergências com a carga transportada. Desta forma, foi constatada, a princípio, ocorrência de: transportar, adquirir, vender madeira, lenha, carvão sem licença válida.

A madeira apreendida, 38 m³, e veículos foram colocados à disposição dos órgãos competentes, Polícia Ambiental de Araguaína, e Juizado Especial Criminal, para adoção das medidas administrativas previstas em lei. (PRF/TO)