Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO), a incidência de dengue vem aumentando anualmente. Em 2021 foi registrado um aumento de 362% no número de casos confirmados da doença em relação a 2020, que contabilizou 7.994 notificações contra 1.728, respectivamente. Entre os municípios que registraram maior número de casos está Araguaína, a segunda maior cidade do estado registrou quase 100% a mais nas confirmações de casos, chegando a 1.355 casos confirmados em 2021. Brejinho de Nazaré e Dueré também registraram aumento significativo.

A dengue, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, deposita os ovos em recipientes que acumulam água parada, como caixas-d'água sem tampa, pneus descartados de maneira irregular e vasos de plantas, sendo que 80% desses criadouros estão localizados dentro das próprias residências, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Além da dengue, o mosquito transmite zika e chikungunya, doenças que também registraram aumento no Tocantins. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, os casos de chikungunya aumentaram 111% em 2021 em comparação com o ano anterior e 34 casos foram confirmados somente em janeiro deste ano.

Entre os principais sintomas da dengue estão dores musculares, dores atrás dos olhos, nas articulações, costas e abdômen, além de febre, fadiga, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. Para compreender os números e exames que devem ser realizados para o diagnóstico da dengue, Nayara Borba, biomédica e gestora do Sabin Medicina Diagnóstica no Tocantins, além de especialista em microbiologia, elucida as questões a seguir:

1. Quantos exames para diagnóstico de dengue foram realizados na empresa em 2020 e 2021?

NB: Entre o ano de 2020 e 2021 tivemos um aumento de mais de 300% na procura desses exames, o que reflete o aumento dos casos na população. 

2. Por que realizar o exame laboratorial para diagnóstico da dengue?

NB: Ter um diagnóstico confirmado traz segurança para que o médico conduza a parte terapêutica, então ele vai fazer toda a parte de assistência a esse paciente já com o diagnóstico confirmado, conduzindo melhor e tomando as providências caso haja uma complicação no quadro. 

3. Quais são os exames para diagnóstico da dengue? Em quanto tempo ficam prontos?

NB: No Laboratório Sabin temos três opções de exames: O teste rápido para antígeno dengue (NS1, anticorpos IgG e IgM), com resultado em até 01 dia útil; a detecção e tipagem do vírus da dengue por PCR, com resultado em até sete dias úteis; e o PCR combo, para a detecção de três vírus - dengue, zika e chikungunya - com resultado em dois dias úteis. 

4. Quais as vantagens e diferenciais do RT-PCR combo?

NB: O Laboratório Sabin realiza o exame com a técnica de PCR combo para a detecção de três vírus: dengue, zika e chikungunya. Ao usar a técnica molecular de RT-PCR quantitativo, o teste tem a vantagem de identificar, na fase aguda, qual das doenças acomete o paciente, sem a necessidade de pedir ou fazer reações em separado para cada um. Ou seja, com uma única picada é possível pesquisar os 3 vírus.

 Nayara Borba é biomédica e gestora do Sabin Medicina Diagnóstica no Tocantins, além de especialista em microbiologia. (Foto:  Flavio Cavalera)