Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira, 28, alerta amarelo para chuvas intensas na região norte do Tocantins, envolvendo todo o Bico do Papagaio, e porção oeste do estado, com validade até a manhã de terça-feira, 1° de março. 

Dentre os municípios citados, estão: Abreulândia, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguacema, Araguaçu, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Arapoema, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Barrolândia, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Campos Lindos, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Chapada de Areia, Colinas do Tocantins, Itacajá, Luzinópolis, e muitos outros.

De acordo com o Inmet, são previstas chuvas de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções do Inmet:

> Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

> Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

> Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).