Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Araguaína ganhou mais um aliado para tornar a cidade cada vez mais arborizada. No último dia 24 de fevereiro, 300 mudas produzidas por custodiados da Unidade de Tratamento Penal Regional Barra da Grota foram entregues para a Secretaria do Meio Ambiente e serão utilizadas em ações dos planos municipais de Arborização Urbana e Educação Ambiental.

O interesse pela formação das mudas surgiu quando o custodiado O., de 27 anos, percebeu muitas sementes de árvores caídas no pátio de dentro da unidade. “Eu via muitas sementes pelo chão e decidi transformar elas em árvores. A gente vê como está o clima e acho que isso me motivou”, explicou.  

As mudas são de ipês branco, roxo e rosa, e também acerola, laranja e açaí, que darão mais qualidade de vida nas escolas, praças e avenidas. “Essas espécies não são indicadas para qualquer lugar, pois são de grande porte e frutíferas, então serão plantadas onde podem se desenvolver com qualidade”, explicou o assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Jhenmerson de Oliveira.

Segundo a secretária de projetos da unidade de tratamento penal, Ana Ângela Rodrigues, a ação faz parte de uma transformação social. “Execução penal não é simplesmente manter o custodiado atrás das grades. Nós fazemos ações para a comunidade para tirar essa visão e transformar o interno. Eles têm potencial e isso que a gente quer utilizar”.

Junto à próxima entrega de mudas será realizada ainda uma ação conjunta de plantio para revitalização da praça do Setor Barra da Grota.

Mais amigos do verde

Outro bom exemplo para arborização urbana foi realizado às margens da Rodovia TO-222, na última semana. Uma parceria entre a Prefeitura e o Grupo Zelo plantou 100 mudas no trecho entre a ponte do Córrego Jacuba e o Cemitério Jardim das Paineiras. O objetivo é a revitalização da chegada à Araguaína. A via de sentido ao Estado do Maranhão já recebeu a recuperação com espécies nativas como acerola, caju e ipês de várias cores.  

Como ajudar

O Plano de Arborização Urbana de Araguaína foi iniciado no último dia 11 e prevê o plantio de 2.700 árvores na cidade. Inicialmente estão sendo beneficiados setores como Jardim Vitória, Tocantins, Itaipu, Ana Maria e Morada do Sol, locais que receberam a infraestrutura por meio do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. As mudas são produzidas no Viveiro Municipal e, além de serem utilizadas na programação, estão disponíveis doações.

A comunidade também pode ajudar à Prefeitura na execução do plano doando novas mudas e sementes, solicitando a doação de mudas para o plantio e pedindo orientações para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pelo telefone 3411 7012.

"O morador pode direcionar a doação direto para o viveiro. Se for uma quantidade muito grande e precisar de ajuda para enviar, nós vamos até o local buscar”, assegurou o assessor Jhenmerson de Oliveira. As mudas podem ser retiradas e entregues na Rua José de Assis, s/n, no Setor Santa Helena, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.