Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Saúde de Araguaína tem aplicado estratégias para aumentar a cobertura vacinal contra a covid-19 no município. Uma das ações é a Vacina Itinerante, que leva a imunização para diversos pontos da cidade. Nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4, as equipes estarão com uma estrutura montada no cruzamento entre as avenidas Cônego João Lima e Marginal Neblina, no estacionamento da farmácia Pague Menos, das 16 às 20 horas. Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode procurar o local.

O ponto foi escolhido por ser uma rota muito frequentada pela população, com objetivo de ampliar o acesso, de acordo com a diretora da Imunização de Araguaína, Samilla Braga. “Dessa forma estamos conseguindo levar o imunizante até aquelas pessoas que não estão conseguindo tomar a vacina, seja por falta de disponibilidade de horário ou por não conseguirem ir até os outros postos de vacinação”.

Além dessa ação itinerante, as equipes continuam em frente à Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30. No sábado, o horário de atendimento é diferente, das 8 às 13 horas. A população também pode procurar de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 as UBS (unidades básicas de saúde), com exceção da UBS José Rezende (Setor Alto Bonito) e a do Setor Araguaína Sul. Para se vacinar é necessário apresentar identificação com foto, CPF e cartão de vacina.

Vacinação pediátrica

A imunização das crianças de 5 a 11 anos continua sendo feita em cinco unidades: A UBS JK, Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Dr. Dantas (Costa Esmeralda) que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e a Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) atende em horário estendido, das 7 às 18 horas.

Para vacinação, os pais ou representantes legais precisam estar presentes ou então deve-se apresentar o termo de consentimento disponível no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/.  Também é necessária a identificação com foto, RG, CPF e cartão de vacina.

Dados

Conforme dados da Saúde local, até o momento foram aplicadas 275.431 doses da vacina contra covid na cidade. Deste quantitativo, 132.952 foram primeira dose, 107.733 pessoas completaram o esquema vacina e 30.984 tomaram a dose de reforço.