Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

 (Foto: Arquivo Pessoal Lauana Prado)

A cantora e compositora brasileira, Lauana Prado, disse em entrevista ao UOL/Splash, que a política antivacina matou o músico tocantinense Maurício Ribeiro, artista quilombola muito conhecido no Estado que se apresentava com viola de buriti - instrumento pouco conhecido e com características diferentes.

Maurício faleceu em outubro de 2021, aos 46 anos de idade, vítima da covid-19. Lauana Prado conheceu o artista durante gravações no Tocantins e segundo conta, ele era antivacina. 

O músico era morador da comunidade Mumbuca, localizada em Mateiros, na região turística do Jalapão. Ele fabricava e tocava viola de buriti.

Segundo a sertaneja, Maurício não havia tomado a vacina contra a doença. "Eles eram antivacina. Tem muitas pessoas que vivem naqueles povoados que são muito dirigidas pelo governo. E, em alguns lugares ali, o governo fazia aquela política antivacina. Por falta da vacina ele pegou covid, ficou em um estado muito grave e veio a falecer", afirmou a cantora na entrevista à Splash. 

A cantora ainda disse que a morte do cantor a deixou transtornada. "O fato de ele não ter vacinado, de ele ter contraído a doença e ter ido a óbito por falta de imunização me deixou muito transtornada. Mais até do que o fato de eu saber que ele não queria se vacinar", disse Lauana. 

Lauana foi criada no Tocantins e lança nesta quarta-feira, 9, o segundo episódio da série documentário "Natural", dedicado a Maurício. O episódio mostra o processo de gravação do novo disco de Lauana durante uma jornada de onze dias pelo Estado. 

Lauana ainda confirmou ter se arrependido de não ter tido a iniciativa de conversar sobre ciência e vacinas com Maurício. "Não tive muito mais contato com ele depois da gravação, mas fiquei muito triste de saber que é uma realidade no nosso Brasil [...] As pessoas só precisam ter acesso a informação, a educação, e isso não é dado. Isso me revolta. Era para ele estar aqui hoje, feliz por ter aparecido no nosso documentário, afirmou. 

A cantora diz que jamais esquecerá a experiência de tocar com Maurício Ribeiro que, segundo ela, ensinou muito. "Ele não tinha educação formal, não teve a oportunidade de estudar de fato e ainda assim tinha toda aquela inteligência, aquela coisa de criar um instrumento e fazer daquele instrumento um patrimônio cultural. Tudo isso foi muito grandioso e importante para mim. Me ensinou muito", disse ela à Splash.

Conhecer o Maurício Foi Um Presente 

Em seu Instagram, onde possui mais de 2 milhões de seguidores, Lauana compartilhou imagens e vídeos em que aparece junto a moradores da comunidade Mumbuca. Numa das postagens, direcionada e com fotos junto ao cantor, Lauana disse ter sido um presente conhecer Maurício.  "Conhecer o Maurício de Buriti foi um presente. A viola é feita por ele com cordas de linha de pesca e a afinação é natural. Gravei meu novo álbum em Junho e no fim do ano recebemos a triste notícia do falecimento do Maurício. Que honra conhecer ele de perto! Como forma de gratidão e homenagem, espero levar adiante toda essa cultura tão especial que o Jalapão reserva", escreveu. 

(Foto: Arquivo Pessoal Lauana Prado)