Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Ascom Sectur

Foto: Ascom Sectur

Os secretários e dirigentes dos órgãos de turismo da região Norte, a exemplo de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que integram as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), estiveram reunidos nessa terça-feira, 8, com o ministro do Turismo, Gilson Machado. O encontro teve como propósito discutir e alinhar ações em relação aos projetos de desenvolvimento e fortalecimento da atividade turísticas da região.

A RAI tem como finalidade a colaboração entre os estados nas ações que fortalecem o turismo em toda a Amazônia, tendo como prioridades segmentos do ecoturismo, turismo de aventura, turismo de pesca esportiva, etnoturismo, turismo rural e turismo de experiência.

“Aproveitamos a oportunidade para apresentar ao Ministro Gilson as demandas em comum de nossos estados, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da pesca esportiva”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho.

Durante o encontro no Ministério do Turismo, os representantes dos estados solicitaram apoio aos eventos nacionais de promoção turística, com a concessão de espaço exclusivo para a RAI; elaboração de uma campanha de mídia nacional e material promocional para o segmento turístico estratégico em 2022, com o tema Etnoturismo da Amazônia; maior apoio aos estados membros da RAI no que diz respeito aos projetos de infraestrutura turística voltados ao segmento da pesca esportiva.

Parcerias

A reunião é parte da série de encontros que o secretário Hercy Filho realiza na Capital Federal, junto a órgãos e entidades que podem se transformar em parceiros para a estruturação do setor turístico e cultural do Tocantins, além de buscar mecanismos para a ampliação da visibilidade dos destinos e atrativos tocantinenses no mercado interno e externo.