Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Um mutirão de limpeza realizado nesse domingo, 13, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, removeu mais de 2 toneladas de lixo despejados no Lago Azul, em Araguaína. Entre os materiais encontrados no lago estavam garrafas, utensílios domésticos, móveis, eletrodomésticos e até um manequim.

“Foi positiva a participação da população e dos parceiros que contribuíram com essa ação que reforçou a necessidade de cuidarmos do nosso lago. É muito grande ainda a quantidade de lixo despejado no lago e por isso continuaremos reforçando o trabalho de educação ambiental, contando sempre com a colaboração da população”, destacou o diretor da Educação Ambiental, Fernando de Jesus.

A iniciativa do Meio Ambiente de Araguaína teve a participação de moradores voluntários, além do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Infraestrutura, Associação dos Guardiões do Rio Lontra e a ong Natura-Ativa. 

Ajudar a preservar

Aos 83 anos, José Calaço da Silva, morador do Bairro JK, esteve entre os voluntários do mutirão e não escondeu a tristeza em retirar tanto lixo da água. 

“Moro há 40 anos às margens do Rio Lontra e por amor a este lago sempre me preocupei em limpar esse lugar, seja participando de mutirões ou mesmo sozinho. Fico muito triste em ver tanta coisa jogada nessa água e peço às pessoas que nos ajudem a cuidar de toda vida que existe aqui”, disse o aposentado.

Lixo no lugar certo

Além de degradar o meio ambiente, o descarte inadequado do lixo contribui para enchentes. A Prefeitura vem ampliando a rede de drenagem e desde 2013 foram implantados quase 320 km. Para a manter a funcionalidade, a equipe da Secretaria da Infraestrutura realiza limpezas constantes nas bocas de lobo, retirando o que impede a passagem da água no período chuvoso, que pode chegar a três toneladas de lixo por dia.

Para evitar que o lixo inutilize as bocas de lobo, é necessário colocar as sacolas nos dias e horários rotineiros da coleta. Caso haja falha no serviço, a população deve relatar pelo telefone da Infraestrutura 3411-7070 ou pelo telefone da Ouvidoria Municipal 0800 649 2200.

Disque Meio Ambiente

De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, caso seja identificado o descarte irregular de lixo, o responsável poderá ser multado em um valor que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, de acordo com o tipo de crime e o impacto ambiental causado pelo lixo.

A população pode ajudar a coibir os crimes ambientais realizando o descarte adequado do lixo e denunciando à Secretaria do Meio Ambiente caso flagrar alguém descartando os resíduos de maneira errada.