Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Raquel Oliveira

Foto: Raquel Oliveira

Como parte do cronograma das ações de preparação para a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realizou na manhã desta terça-feira, 15, uma reunião com os órgãos de segurança para tratarem das ações estratégicas a serem implementadas durante a realização do evento.

Na abertura da reunião o secretário da Seagro, Jaime Café, destacou a importância do encontro reforçando a necessidade de integração entre os órgãos para a elaboração do plano de segurança da feira. “Um evento como a Agrotins que difunde novas tecnologias e oportuniza grandes contatos entre os diversos segmentos do agronegócio, necessita de uma elaboração detalhada de um plano de segurança, ainda mais nesse momento em que a feira retoma o seu formato presencial. Nós do Governo do Estado só temos a agradecer a todos os representantes dos órgãos de segurança por nos ajudarem na elaboração desse planejamento para que possamos ter uma feira tranquila para todos os nossos expositores e visitantes”, afirmou o secretário.

Durante a reunião, o Diretor de Agrotecnologia da Seagro, Fernando Garcia, fez uma breve apresentação da estrutura que já está sendo montada no Parque Agrotecnológico onde será realizada a feira. Em sua apresentação o diretor explicou que, “iremos distribuir para todos os órgãos participantes o layout de toda feira, para que se possam ter a dimensão do evento como um todo e possam assim elaborar suas propostas de segurança. Além dos parceiros, nós do governo iremos fazer a contratação de uma equipe de segurança para que, ao lado dos órgãos, possam contribuir de forma efetiva na segurança do evento”, explicou o diretor.

“Nós da Polícia Militar, iremos após essa reunião, definir o nosso planejamento estratégico de trabalho para executarmos durante os dias de funcionamento na feira. Usaremos como base as nossas experiências nas edições anteriores da Agrotins para que assim consigamos apresentar de forma precisa como será a nossa atuação no esquema de segurança”, afirmou a Tenente Coronel Lourdes Cristina, da Polícia Militar do Tocantins (PM).

De acordo com Jaime Café, a edição desse ano da feira além de contar com todo o esquema conjunto de segurança, contará ainda com uma UTI móvel que estará dentro do parque, como medida de prevenção, durante o período de funcionamento da feira, com uma equipe médica a disposição do público para entender a qualquer eventual emergência.

Órgãos de segurança

Participaram da reunião, representantes da Polícia Militar do Tocantins (PM), Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA), Agência Tocantinense de Transportes de Obras (Ageto), Marinha do Brasil (MA), Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSPTO), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Sics).

Agrotins 2022

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar, acontece entre os dias 10 e 14 de maio, com exposições no Parque Agrotecnológico do Tocantins, situado em Palmas. O evento contará também com a realização de oficinas, minicursos e palestras, na plataforma online. Durante a feira serão seguidos todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e demais órgãos de saúde.