Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Gihane Scaravonatti

O Campus de Palmas instalou, na manhã dessa terça-feira, 15, uma estrutura curiosa, lúdica e parceira da biodiversidade: é o Hotel de Abelhas, um tipo de hospedagem para "viajantes" polinizadores - atendendo, em especial, às chamadas "abelhas solitárias". O móvel de madeira composto por módulos vazados, no formato de colmeia foi doado ao grupo de pesquisa Beetech UFT pela Bayer Brasil. Este é o segundo "hotel para abelhas" entregue pela empresa ao grupo de pesquisa, sendo que o primeiro foi instalado no Centro de Pesquisa Canguçu, em julho de 2021.

"É um hotel projetado para abelhas de espécies solitárias. Diferente das espécies que vivem coletivamente em colmeias, as abelhas solitárias, após acasalarem, utilizam estruturas - a exemplo dos ocos de madeiras disponibilizados neste hotel - onde depositam seus ovos e desenvolvem, sozinhas, seus filhotes", explica o professor Waldesse Piragé, coordenador do BeeTech.

As doações de ambas as estruturas pela Bayer ocorreram por intermédio da professora, pesquisadora e taxonomista de insetos Favízia Freitas de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Favízia tem sido a principal parceira do BeeTech no avanço das pesquisas com abelhas sem ferrão do Tocantins. A professora é referência, no Brasil e no exterior, na identificação de espécies de abelhas nativas e atua, entre outros, em projetos de conservação e manejo de polinizadores na agricultura sustentável.

Hotel de Abelhas pode ser visitado 

Segundo Piragé, os hotéis instalados no Canguçu e no Campus de Palmas proporcionam um ambiente confortável e seguro para a nidificação das abelhas solitárias. Ainda, a instalação da unidade de Palmas marca a retomada das atividades de Educação Ambiental do grupo, interrompidas durante o período mais crítico da Covid-19. A partir deste semestre, o BeeTech deve voltar a receber, em seu laboratório e meliponário, tanto as visitas da comunidade acadêmica da UFT quanto da comunidade externa - em ações de extensão, direcionadas a adultos e crianças, que abordam, de maneira leve, prática e divertida, a importância das abelhas para a manutenção do planeta.

"Projetos como este são importantes para mostrarmos que a Universidade não se restringe à sala de aula: temos muita pesquisa e extensão. Além disso, a Universidade também não pertence somente à comunidade acadêmica: ela é de todo mundo! Projetos de extensão, como este do BeeTech, convidam a sociedade para virem à UFT", destaca o diretor do Campus de Palmas, o professor Moisés de Souza Arantes Neto.

Saiba como chegar

A visitação ao Hotel de Abelhas do grupo de pesquisa BeeTech é livre a qualquer pessoa que tenha o desejo de conhecer, de forma recreativa, um pouco mais sobre as abelhas solitárias. Não é necessário agendamento. Para visitas coletivas e guiadas de grupos escolares, por exemplo, a agenda do BeeTech para 2022 ainda não está aberta. 

A estrutura está localizada próxima ao Laboratório de Biotecnologia (Labiotec) que é coordenado pelo professor Piragé e onde o grupo desenvolve suas pesquisas científicas sobre abelhas. O Labiotec situa-se atrás do prédio da Comissão Permanente de Seleção (Copese), sendo vizinho da Universidade da Maturidade (UMA) e da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE).