Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com reivindicação de aumento salarial, os professores de Campos Lindos do Tocantins ameaçam paralização de suas atividades. O prefeito da cidade, Romeu Kalugin, disse na manhã desta quarta-feira, 16, pouco tempo depois de receber comunicado da possibilidade de greve da categoria, que o município vive uma "saia justa". "Essa situação foi criada, esse dilema foi criado. O presidente (Jair Bolsonaro) anunciou um aumento sem passar a condição para os municípios. Hoje estamos vivendo essa saia justa basicamente por isso", declarou. 

O prefeito Romeu informou sobre a realização de um levantamento, e diálogo com os vereadores de Campos Lindos para saber o que se pode firmar com a categoria. "Para fazermos um compromisso que a gente dê conta de pagar", esclareceu.  

Colocando-se aberto à negociação, o gestor frisou que no município não há profissionais que recebam abaixo do piso padrão. Kalugin pede compreensão da categoria e que os esforços da gestão por melhorias na educação sejam levados em conta. O prefeito declarou ainda ser momento de responsabilidade para retorno às salas de aula.

Romeu Kalugin afirma manter diálogo com os professores, mas que alguns "querem a bagunça, querem interromper as aulas". O gestor pede que a reivindicação da categoria não seja usada para fazer política. "Vamos tirar as nossas diferenças políticas e se unir para fazer uma educação de qualidade", pede. 

Reajuste

O presidente Jair Bolsonaro oficializou, no início de fevereiro, o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica. A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente Jair Bolsonaro, eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria.