Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Prestes a completar 91 anos, Fernando Henrique Cardoso está no centro do documentário “O presidente improvável”, que aborda sua vida, obra acadêmica, atuação política e trajetória desde a juventude, passando pela docência, exílio até a Presidência da República. Dirigido por Belisario Franca (Menino 23, Soldados do Araguaia e "Amazônia Eterna"), o longa, que chega aos cinemas no próximo dia 31, acaba de divulgar seu cartaz e trailer oficiais.

Por meio de trechos dos depoimentos presentes no filme, o trailer destaca momentos da vida de Fernando Henrique desde a juventude até a presidência. Eu gosto de pessoas, eu gosto de gente, senão, não seria sociólogo, nem político, diz o biografado. Bill Clinton e Gilberto Gil são algumas das personalidades que aparecem no vídeo. Depois que deixei a presidência, não fui nada, não quis ser. Mas, se não houver vozes que falem, não acontece nada. E a nós só resta falar, conclui o ex-presidente no trailer.

Destacando o perfil sorridente de Fernando Henrique, o cartaz tem ao fundo do perfil imagens de momentos cruciais na história recente do Brasil e na carreira do sociólogo, professor e político, como sua participação no movimento estudantil, manifestações contra a Ditadura e na campanha pela Presidência.

“O presidente improvável” é um documentário de diálogos, no qual FHC dialoga com personalidades nacionais e internacionais, algumas das quais é muito próximo e, por meio dessas conversas, relembra sua carreira desde a juventude, passando pelo trabalho universitário, anos de exílio, entrada na carreira política, entre outros temas.

Além de Clinton e Gil, o longa conta com a participações de Manuel Castells, Ricardo Lagos, Raul Jungmann, Maria Hermínia Tavares, Boris Fausto e Alain Touraine, entre outros e outras. Filmar na Fundação Fernando Henrique Cardoso (SP), considerada pelo ex-presidente sua segunda casa, permitiu a ele não apenas mais conforto, como também maior intimidade com suas e seus interlocutores e protocolos rígidos por causa da pandemia.

Com produção assinada pela Giros Filmes, o documentário é um olhar abrangente sobre a história do País e a jovem democracia brasileira, por meio da história pessoal e pública do ex-presidente.

“O presidente improvável” será lançado nos cinemas pela Bretz Filmes.

Sinopse

Fernando Henrique Cardoso é um caso único no Brasil e raro em qualquer lugar do mundo: um intelectual consagrado no meio acadêmico que também teve a oportunidade de governar seu País. Sua dupla eleição à presidência, em 1994 e 1998, representou o ápice de uma carreira dedicada ao casamento entre dois princípios fundamentais e complementares: a busca por compreensão do intelectual e a busca por conciliação do político. Dois princípios que se materializam na palavra diálogo.

Partindo dessa premissa, “O presidente improvável” é um documentário que apresenta a vida e o pensamento de Fernando Henrique Cardoso em uma série de diálogos do ex-presidente com grandes personalidades do Brasil e do mundo. Ao longo de 100 minutos, conversas sobre democracia, política, economia, relações internacionais, sociologia, educação, meio ambiente, comportamento, cultura e outros temas se misturam a memórias do passado evocadas tanto por FHC quanto por seus interlocutores.

Patrocínio

O Presidente Improvável é patrocinado pelo Banco Safra, IBMEC, Itaú, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Itaú, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.