Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Considerado um dos grandes incentivadores e precursores do teatro palmense, o diretor e dramaturgo Marcelo Souza terá a sua história contada nas telonas. O documentário “Marcelo 70” tem pré-estreia no sábado, 18, às 19 horas, no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A classificação é livre e a exibição é gratuita e aberta a todos os públicos.

Marcelo Josio Bezerra de Souza faleceu aos 65 anos, em 22 de outubro de 2016. Natural de Fortaleza (CE), foi casado com a atriz Cássia Kis Magro, foi servidor da Funarte, da Escola Técnica Federal de Goiás e da Fundação Cultural do Distrito Federal. Mudou-se para Palmas no ano de 2001, quando atuou como diretor de teatro, produtor cultural e foi secretário municipal de Cultura de Palmas entre 2003 e 2004. Entre os principais trabalhos realizados por Marcelo Souza foram as duas edições do “Festival de Inverno de Taquaruçu”, o “Festival Internacional de Teatro de Bonecos”, o programa de rádio “Essa é pra tocar no rádio”, o projeto Noites Tocantinenses e a direção dos espetáculos “Anel de Magalão”, “Trupe Atrupelo: Atrupelando os Brasis” e “A vida como ela é... No cordel!”, dentre outros.

Com o falecimento no ano de 2016, ele deixou três filhos – Gabriel, Lorena e Vinícius. O mais velho seguiu os passos do pai e hoje segue carreira no teatro e produção cultural, além do audiovisual. E foi a trajetória do pai que foi a fonte de inspiração para a primeira direção de Gabriel no audiovisual. “Quero que todos possam conhecer um pouco do que ele realizou e acrescentou para a cultura nacional e para o fortalecimento da cultura tocantinense”, relatou Gabriel.

Para produzir “Marcelo 70”, Gabriel Deeaz realizou uma extensa pesquisa para contar parte da história do diretor teatral que se iniciou nos anos 70, passa por diversas cidades do país e tem um importante capítulo na capital do Tocantins.

O documentário entrevista importantes figuras do cenário cultural tocantinense, como a bailarina Meire Maria, o músico Genésio Tocantins, o ator Cícero Belém, a atriz Cleuda Milhomem, o ator Nival Correia, a artista plástica Luara Aquino, o músico Dorivã, o quadrilheiro Cláudio Maranhão, a ex-prefeita Nilmar Ruiz, a produtora de audiovisual Elisângela Dantas, o produtor cultural Wertemberg Nunes e familiares e amigos de Souza. Eles relatam impressões e opiniões que auxiliarão o espectador a compreender e conhecer o diretor teatral homenageado.

Realização

O projeto é uma realização da Quiron Produção e Cultura, com a produção audiovisual da Cortex Lúdico. Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através de editais executados pelo Governo do Tocantins - Secretaria da Cultura e Turismo, com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.