Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Através da Secretaria da Cultura e do Turismo (Sectur), o Governo do Tocantins participará da 14ª edição da feira Pesca & Companhia Trade Show 2022, de 17 a 20 de março, em São Paulo. Essa é mais uma ação estratégica para promover e divulgar o turismo de pesca no Estado.

O evento é uma feira de negócios direcionada ao mercado de pesca náutica, camping, mergulho e turismo da pesca, e está aberta ao público e faz parte do calendário oficial das principais feiras do mundo, publicado pela revista Angling International'. Participam do Pesca & Companhia Trade Show 2022 empresas do Japão, China, Argentina, Chile, Panamá e Cuba, entre outros países.

De acordo com o secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho, a participação do Tocantins em eventos como esse são fundamentais para a divulgação do Estado e consolidação do segmento de pesca esportiva, além de atrair turistas e aquecer a economia local. “Portanto, são apoiados pelo governador Wanderlei Barbosa, por seu alcance econômico e social”, ressaltou.

Por meio da Sectur, o Tocantins estará presente no evento juntamente com outros seis estados da região Norte, no estande das Rotas Amazônicas Integradas (RAI), com o apoio do Ministério do Turismo. Ao participar do Pesca & Cia, o Estado mostrará que possui, além do tucunaré azul, mais 16 espécies de peixes esportivos e infraestrutura para receber os amantes da prática esportiva.

Potencial

O segmento da pesca esportiva é um dos norteadores de novos produtos turísticos do Estado. O Tocantins possui a segunda maior Bacia Hidrográfica do País, a Araguaia-Tocantins, com diversas áreas propensas à prática, além de logística favorável para os praticantes.

Para intensificar as ações neste setor tão importante, o Governo do Estado, por meio da Sectur, desenvolveu o Plano Estratégico e Operacional de Pesca Esportiva, com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS), que envolveu o levantamento de espécies e das áreas propensas ao desenvolvimento da atividade, formação de roteiros de pesca e a capacitação de 50 condutores de pesca esportiva.

A feira

O Pesca & Companhia Trade Show tem como principal foco o desenvolvimento do mercado da pesca esportiva. Os expositores são fabricantes e importadores de equipamentos de pesca esportiva, operadores e agentes do turismo especializados, como pousadas, resorts, barcos hotéis e órgãos governamentais que fomentam o turismo da pesca.