Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda

Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda

O forte potencial turístico de Lizarda do Tocantins, município localizado no Jalapão, rico em cachoeiras, fervedouros, rios, dentre outros atrativos, permitiu à prefeita da cidade, Suelene Lustosa, carinhosamente conhecida por Professora Sussu, buscar apoio em prol do desenvolvimento da área na região. Dentre os passos da gestão, está parceria com o Sebrae para realizar o Inventário de Oferta Turística do município - previsto para ser entregue em breve. 

O inventário, segundo o Sebrae, é um levantamento que será base de informações para promover o planejamento e o desenvolvimento sustentável, com identificação dos atrativos disponíveis, recursos naturais, culturais, humanos, meios de hospedagem, alimentação e comércio, especialmente os serviços direcionados aos visitantes da localidade.

Ações da gestão da prefeita Sussu já proporcionaram grandes passos para alavancar o turismo em Lizarda. Com as parcerias, conseguiu colocar o município no Mapa do Turismo Brasileiro (desde 2019) - um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Das 139 cidades tocantinenses, apenas 27 compõem o Mapa. "Uma grande conquista para a gestão e principalmente para o município, pois agora começa a ser reconhecido nacionalmente como destino turístico", afirma o secretário de Turismo, Dário Monteiro Gomes.

 (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

Longo Trabalho Pela Frente

Para o secretario Dário Monteiro, mesmo com as conquistas, ainda há muito a se fazer pelo turismo de Lizarda. Segundo ele, os principais passos da 1ª etapa foram tomados. "A gestão está investido em uma área que nunca foi vista no nosso município e hoje estamos conseguindo levar o nome de Lizarda além das fronteiras do Tocantins. É um trabalho que não depende só da gestão, mas sim dos empresários e donos de atrativos, pois eles serão os principais beneficiados com a chegada do turista, assim gerando emprego e renda", afirma. 

Na visão da prefeita Suelene, o município já começa a colher frutos. "Estamos começando a colher os frutos de uma semente plantada por nós e que irá beneficiar a todos. Vamos continuar trabalhando e investindo para tornar o turismo em nossa cidade um carro-chefe em emprego e renda. Precisamos da ajuda dos empresários e donos dos atrativos, abraçando a causa", destaca a gestora. 

 (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

(Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)