Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Encerra nesta quinta-feira, 17, o período de inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição deverá ser realizada pela escola no site www.obmep.org.br e podem participar estudantes que estejam cursando do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio, matriculados em instituições públicas ou privadas.

Esta 17ª edição da olimpíada premiará estudantes com 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. E todos os estudantes contemplados com medalhas serão convidados para participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr), com incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos alunos.

A olimpíada tem o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, promovendo para que mais estudantes tenham acesso ao material didático disponibilizado pela Comissão da Olimpíada.

A Obmep será realizada em duas etapas, sendo a primeira, com a prova escrita realizada na própria escola, com previsão de ser realizada no dia 7 de junho, e a segunda fase será realizada nos locais definidos pela Comissão da Olimpíada, com previsão de ser aplicada no dia 8 de outubro.

Os jovens escritos na olimpíada terão acesso a um banco de questões, videoaulas e materiais de apoio para se prepararem para as provas.

A olimpíada é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC).