Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), é um dos apoiadores da maior Feira de Agrotecnologia da Região Sudeste do Estado, a Agrosudeste. Faltando nesta sexta-feira, 18, exatamente 20 dias para a realização da 6ª edição, a feira será entre os dias 6 e 9 de abril, no Colégio Agropecuário Tempo Integral Girassol, em Almas.

Com uma vasta programação, a feira vai abordar as cadeias produtivas prioritárias da região: piscicultura, fruticultura, horticultura e bovinocultura, apresentando aos produtores as tecnologias de produção sustentáveis voltadas às práticas agrícolas.

“A expectativa é reunir um público de mais de 6 mil pessoas, dentre eles produtores rurais, acadêmicos e iniciativa privada, para apresentar, fomentar e promover o agrodesenvolvimento da nossa região. Para isso, estamos com uma programação intensa de quatro dias, exposição de maquinários; dias de campo, palestras, feira de touros, leilão virtual e exposição da agricultura familiar”, explicou o presidente da Agrosudeste, João de Albuquerque Filho.

Na exposição, o produtor rural vai contar também com atendimento exclusivo das ações e programas do Governo Estadual. Um estande institucional com equipe preparada estará na feira para prestar atendimento ao produtor, com orientações para acesso ao crédito rural; regularização fundiária; licenciamento ambiental; dentre outros serviços.

Para isso, estarão presentes profissionais do Ruraltins e das Secretarias de Estado da Agricultura Pecuária e Aquicultura (Seagro); da Educação (Seduc); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Indústria e Comércio e Serviços (Sics); da Cultura e Turismo (Sectur); do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

O presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda; e o vice José Aníbal Lamattina buscaram essas parcerias para levar o máximo de informação ao produtor rural, público assistido pelo órgão. “O Ruraltins entende e apoia esta iniciativa, porque acredita que ações desse cunho têm como objetivos fortalecer e promover o desenvolvimento agrícola da região, o que vem ao encontro da missão do Instituto, e também do Governo do Estado. Somando forças, podemos alavancar as cadeias produtivas dessa região, que já é bastante atuante no Estado, e assim garantir que o produtor tenha condições de produzir mais, e claro, a garantia de comercializar o que produz”, destacou o gestor Fabiano Miranda.

Nesta edição, após dois sem a realização em virtude da pandemia, a comissão organizadora, Instituto Escola da Vida, estima movimentar cerca de R$ 6 milhões durante a feira, aquecendo o comércio local e do entorno, contemplando 22 municípios da região sudeste: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre do Tocantins, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã e São Salvador.

A programação já está disponível no site da Agrosudeste.