Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Débora Ciany

Foto: Débora Ciany

A retomada das aulas presenciais em 2022 na rede municipal de ensino de Gurupi veio com o desafio da recuperação das aprendizagens, após o longo período de estudos online e remoto por causa da pandemia. Para identificar os impactos desses formatos de ensino a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semeg), vai aferir os níveis de conhecimento com a aplicação nesta sexta-feira, 18, do exame do Sistema de Avaliação da Educação de Gurupi (SAEG/Aprova Brasil). Mais de cinco mil alunos devem responder aos questionários.

O simulado SAEG conta com cerca de 20 questões e cadernos com conteúdo de Língua Portuguesa e Matemática e é destinado aos alunos do ensino Fundamental de 1º a 9º ano. “As provas serão aplicadas pelo Moderna Edu/Aprova Brasil que um sistema de preparo para outra avaliação, a Prova Brasil que ocorrerá em 2023, e estamos preparando nossos alunos um ano antes para que alcancemos um bom resultado e também a nos ajudar na recuperação das habilidades que foram defasadas durante pandemia”, explicou a Diretora de Gestão Pedagógica da Semeg, Marquilia Resplandes.

Uma live com professores, equipes gestoras e técnicas da Semeg fez parte do processo de preparação e implantação do sistema adotado para a avaliação diagnóstica e serviu para apresentação do material didático pedagógico a ser utilizado. “Após isso, enviamos os dados dos alunos da rede municipal de ensino de Gurupi, para Editora Moderna que fez o cadastro desses alunos na plataforma online e integrada, a Moderna Edu/Aprova Brasil. Nela os professores vão poder inserir esses dados nessa plataforma que é de gestão da aprendizagem, na qual não só as escolas como a Secretaria da Educação, terão acesso a informações de desempenho dos alunos, tanto agora na avaliação diagnóstica quanto nas três avaliações formativas durante este ano, e também a avaliação final que será aplicada no final do ano letivo”, adiantou a Diretora.

Evasão

Marquilia Resplandes, ainda explica que o material de intervenção permitirá que os professores trabalhem as habilidades dos alunos de cada ano com a organização destes por etapa de aprendizagem. “Houve uma intensificação da busca por esses alunos, seja aqueles faltosos ou mesmo os que estivessem afastados por algum problema de saúde, foi feita uma identificação para que eles compareçam à escola neste 18 de março”, detalhou.

A prova SAEG será aplicada no horário normal de aula, a partir das 7 horas da manhã desta sexta-feira, no período matutino e após as 13 horas no período vespertino. “É importante ressaltar que somente os alunos de 1º e 2º ano terão questões em que o professor aplicador possa ler, já de 3º a 9º ano o professor não deve fazer essa interferência. Isso é muito importante porque queremos ter um resultado real, por isso, não é interessante que haja essa ajuda no sentido de facilitar para o aluno, e assim tenhamos um retrato do aluno que não está alfabetizado, das habilidades que não foram alcançadas”, concluiu a diretora.