Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faltando menos de 50 dias para o início da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) segue com os preparativos para o evento. A feira que este ano tem como tema Integrar, Intensificar para Preservar, será realizada de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico, em Palmas.

Devido à pandemia causada pela Covid-19 a última edição da feira aconteceu em formato digital, já este ano a feira será realizada em modo presencial e para que o evento ocorra seguindo todas as normas de segurança sanitária, a Seagro tem trabalhado em conjunto órgãos e instituições parceiras para que possam definir as diretrizes de funcionamento da feira durante os dias em que estiver aberta ao público visitante.

De acordo com o secretário da Seagro, Jaime Café, “Nesse novo ciclo de volta ao formato presencial, estamos impressionados com a procura do nosso setor produtivo, interessados em participarem da feira. E nós do Governo do Estado, estamos cientes de que um evento dessa envergadura exige cuidados redobrados para a sua realização, ainda mais nesse momento que o mundo se encontra. Nós temos que ficar atentos e por isso estamos tendo todo o cuidado para seguirmos alinhados com os órgãos da saúde e segurança, seguindo todas as recomendações e orientações”, afirmou o secretário.

Rodada de reuniões

Entre os dias 14 e 18 de março, foram realizadas na sede da Seagro uma série de reuniões com os órgãos de segurança, de saúde, estaduais e federais onde o Diretor de Agrotecnologia da Seagro, Fernando Garcia, fez uma breve apresentação da estrutura que já está sendo montada no Parque Agrotecnológico local em que será realizada a feira. Em sua apresentação o diretor explicou que, “iremos distribuir para todos os órgãos participantes o layout de toda feira, para que se possam ter a dimensão do evento como um todo e possam assim elaborar suas propostas para o evento. Teremos um pavilhão institucional para acomodar todos os órgãos e lá eles terão seu espaço para divulgarem seus projetos de atuação e ofertaram os seus serviços”, explicou o diretor.

Cadastramento

O cadastro para os expositores já está disponível pelo site do Tocantins Parcerias e enviar os documentos pelo e-mail colic@tocantinsparcerias.to.gov.br, ou realizar o processo pessoalmente, na sede da Companhia.

As áreas serão destinadas aos que cumprirem as regras do chamamento público, respeitando o ramo de atividade e a disponibilização pela Comissão Especial de Avaliação e Cadastro de Expositores para a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2022.

Credenciamento Social

A Seagro publicou no Diário Oficial de nº 6051, no dia 18 de março, a Portaria Nº 28/2022 de regulamentação e diretrizes para o credenciamento, em caráter social e sem custos, dos agricultores familiares, produtores, associações de produtores rurais, pequenos produtores da agropecuária, todos aqueles que atuem na cadeia produtiva da aquicultura e da pesca esportiva, indígenas, quilombolas, extrativistas, artesãos e ambulantes, para participarem da 22ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022)

O Formulário para Inscrição e Credenciamento dos agricultores familiares, pequenos produtores, associações de produtores rurais, piscicultores, artesão, está disponível na edição do Diário Oficial de nº 6051, no dia 18 de março, na Portaria Nº 28/2022, ou na sede da Seagro. Os interessados deverão encaminhar o formulário devidamente preenchido e a documentação comprobatória, junto a Seagro, solicitando a participação na feira.

Vitrines

Bem antes do início da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), alguns produtores que irão expor seus produtos durante o evento, já cultivam as vitrines de sementes de grãos altamente produtivas que estarão abertas à visitação do público visitante da feira, no Centro Agrotecnológico de Palmas.  Um total de sete representantes de empresas do segmento agrícola iniciaram o plantio de sementes de soja, sorgo e híbrido de milho, numa área de 20 mil metros quadrados.

Agrotins

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. Durante a feira serão seguidos todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e demais órgãos de saúde.

A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.