Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raizza Milhomem

Foto: Raizza Milhomem

Em Palmas, o número de casos notificados de dengue teve redução de 67,43% na última Semana Epidemiológica - 10ª semana (06 a 12 de março) - quando a Capital notificou 426 casos, em relação à primeira SE do ano (02 a 08 de janeiro), época em que 1.308 casos foram informados. O levantamento é realizado pelo Monitoramento Semanal das Arboviroses da Secretaria Municipal da Saúde (Semus).

A redução ocorre concomitante às ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Palmas, por meio da Semus e com o apoio da Guarda Metropolitana, Fiscais de Obras e Posturas e o Exército Brasileiro. A vistoria de imóveis pelos agentes de combate à endemias, a inspeção da Vigilância Sanitária (Visa) em órgãos públicos e privados, os trabalhos com o carro do fumacê, realização de blitz educativas, bem como a instalação de armadilhas para monitoramento do mosquito são algumas atividades realizadas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da zika e da chikungunya.

A Semus orienta que a população siga atenta aos cuidados com o quintal, com vistorias semanais, mesmo com a redução dos casos. Segundo Nábia Gomes, coordenadora técnica de Agravos Transmitidos por Vetores e Zoonoses da Semus, a melhor forma de se evitar a dengue é eliminar qualquer chance de ter água parada, pois são locais propícios para a proliferação de focos do mosquito.

“É importante lembrar que não se deve não acumular água em embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, sacos plásticos e lixeiras, e tantos outros. Elimine qualquer possível foco do mosquito”, afirma.

Denúncias

O canal de denúncias de possíveis focos do mosquito em imóveis fechados, abandonados, para aluguel, venda e terrenos baldios continua aberto. Para denunciar, a Semus disponibiliza o telefone (63) 3212-7917. É necessário que o cidadão saiba o endereço completo do local para as equipes conseguirem se direcionar e conseguir combater os focos. (Secom Palmas)