Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Secretário Executivo recebe o secretário municipal de Agricultura e Buriti do Tocantins

Secretário Executivo recebe o secretário municipal de Agricultura e Buriti do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretário Executivo recebe o secretário municipal de Agricultura e Buriti do Tocantins Secretário Executivo recebe o secretário municipal de Agricultura e Buriti do Tocantins

O secretário-executivo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) Adenieux Santana recebeu na tarde dessa segunda-feira, 21, o secretário municipal de agricultura do município de Buriti do Tocantins, região do Bico do Papagaio, José Felipe Tavares, para atender solicitação de demandas do segmento agropecuário. O município possui vocação econômica para criação de gado de corte e leite, com aproximadamente 10,8 mil cabeças de bovinos.

Entre as demandas principais estão à legalização do abatedouro do município no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o readequamento de laticínios, processadora de frutas, revitalização da feira de economia solidaria, entre outras.

De acordo com o secretário de agricultura municipal, José Felipe Tavares, o município possui vocação para a criação de bovinos, o que leva a busca de solução para o fortalecimento deste segmento agropecuário no município. “Além do gado de corte, temos 4 laticínios, processando uma média de 8 a 12 mil litros de leite por dia, na produção de manteiga, queijo e iogurte”, destacou.

Ao receber as demandas, o Secretário Executivo, Adenieux Santana prontificou em atendê-las conforme as necessidades de cada segmento. “Nós estamos sempre dispostos a ajudar os produtores do Estado, um segmento muito importante para o desenvolvimento agropecuário. As solicitações são encaminhadas para o departamento de Agroindústria da Secretaria para fazermos os devidos levantamentos solicitados, além de darmos as orientações e treinamento necessários”, disponibilizou o secretário.

Mesa Farta

Ainda de acordo com secretário de Agricultura do município, José Felipe, os agricultores familiares receberam as doações das sementes do Programa Mesa Farta, os quais estão satisfeitos com o cultivo desta safra de 2022.

“Esta safra, o cultivo do milho aumentou de 20 para 35 hectares de semeio do milho verde. Outra ação é que fizemos o cultivo de uma roça comunitária do plantio das sementes, atendendo 90 agricultores familiares”, detalhou o secretário municipal.