Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 Jane Kelly Gualberto, do curso de Engenharia de Alimentos, aproveitou a oportunidade para tomar a dose de reforço

Jane Kelly Gualberto, do curso de Engenharia de Alimentos, aproveitou a oportunidade para tomar a dose de reforço Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem  Jane Kelly Gualberto, do curso de Engenharia de Alimentos, aproveitou a oportunidade para tomar a dose de reforço Jane Kelly Gualberto, do curso de Engenharia de Alimentos, aproveitou a oportunidade para tomar a dose de reforço

A equipe do Projeto Mais Saúde da Prefeitura de Palmas está nesta quarta-feira, 23, desde o início da manhã, na sede da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para imunizar a população acadêmica do Câmpus de Palmas e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) com doses dos imunizantes contra a Covid-19. 

A ação segue até às 21 horas e, para atender de forma rápida e tranquila o público, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e equipe da área de saúde da UFT montaram três pontos de vacinação, ofertando atendimento no Busão do Mais Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde da instituição.

A administração das vacinas conta com a ajuda dos acadêmicos de Enfermagem da UFT, que foram supervisionados pelos professores do curso. A professora doutora em Ciências da Saúde, enfermeira Mirian Almeida, relata que essa é a terceira vez que a Semus e a UFT fazem a ação de vacinação da Covid-19 na instituição e que em todas as vezes houve a  participação dos alunos de enfermagem dentro da disciplina Cuidados Especiais dos Ciclos da Vida, que tem a imunização como conteúdo. 

“Hoje, estamos atendendo alunos, professores, técnicos administrativos, todos os trabalhadores da instituição e até mesmo os familiares da comunidade acadêmica. A vacinação feita aqui neste cenário de prática proporciona mais um momento que também ajuda na formação dos nossos alunos”, observa a professora.

A acadêmica do 8º período do curso de enfermagem da UFT, Rebecca de Castro, recebeu durante a ação a sua dose de reforço contra a doença. Rebecca conta que perdeu seu avô materno e um tio num intervalo de três dias para a Covid-19. “Já estou em campo nos estágios e também no internato, então estar vacinada além de me proteger de ter as formas mais graves e severas da doença, protejo também os pacientes, meus colegas, outros profissionais que atuam comigo, além da minha família”, descreve a universitária. 

No último período do curso de Engenharia de Alimentos, Jane Kelly Gualberto, disse que já estava preocupada em fazer a dose de reforço do imunizante da Janssen. Segundo ela, com a correria do final da graduação, o tempo está curto e a programação de vacinação na Universidade facilitou ela receber a segunda dose da vacina. “Estou aliviada. Tomei a dose de reforço que faltava e ficarei mais segura agora”, falou satisfeita.

Documentos 

Para receber a vacina nas dependências da instituição e no Busão não é necessário agendamento. Basta comparecer no local com documentos pessoais (RG e CPF), Cartão de Vacina e Cartão SUS. (Secom Palmas)