Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Teatro Cora Coralina, no Centro de Paraíso do Tocantins, receberá nesta semana dois espetáculos teatrais do Grupo Artpalco, com entrada franca. Na quinta-feira, 24, será apresentado o espetáculo infantil “Geringonça” e na sexta-feira, 25, será a vez do drama “Um minuto para dizer que te amo”. Nos dois dias as apresentações terão início às 19h30, com classificação indicativa livre.

A realização dos eventos é da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, com entrada aberta e gratuita para o público em geral.

Fundado em 2001 na cidade de Uberlândia/MG, o Artpalco transferiu sua sede em 2012 para a cidade de Araguaína – TO. O grupo já realizou diversas montagens teatrais desde sua fundação, tendo em sua bagagem diversos prêmios e participações em importantes festivais pelo Brasil.

De acordo com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patricia Nascimento, os eventos de quinta e sexta-feira marcam o início de um projeto que possibilitará apresentações teatrais mensalmente em Paraíso, com entrada gratuita. “São momentos para enriquecer a cultura de Paraíso. Vale a pena conferir e prestigiar este momento especial que a gestão municipal está possibilitando para nossa arte”, destacou.

Espetáculos

Com apresentação na quinta-feira, “Geringonça” é uma aventura de quatro palhaços que desejam ir ao mar, só que no caminho o carro quebra e eles decidem transformá-lo num barco a remo e continuar a viagem pelo rio. Mas para a surpresa de todos, o rio está poluído e assim não podem navegar, pois o terrível Agente Poluente, o vilão dessa história, fará o possível para que esta aventura não tenha êxito. Assim, entendem que só através da conscientização do ser humano no que diz respeito aos cuidados com os rios e com o meio ambiente em geral, será possível a realização dessa fantástica empreitada.

O espetáculo tem texto e direção de Luiz Navarro e o elenco conta com Thiago Wilkerson, Viviane Faria, João Victor Braga, João Pedro Albano e Heden Sobrinho.

Já “Um minuto pra dizer que te amo” conta uma história através de um universo lúdico criado pelo filho, onde uma carroça de madeira é o veículo para transportar seu velho pai através de suas memórias, fazendo-o revisitar e reviver histórias ou simplesmente inventar causos, numa relação de profunda entrega. No decorrer da narrativa, os personagens mergulham em uma aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e a certeza de que só o amor transforma a adversidade da doença.

O texto é de Luiz Navarro, com direção de Jilson Vidigal. O elenco é formado pelos atores: Luiz Navarro e Fell Silva.